//

Infraestrutura

Diante desse novo desafio da educação, a Universidade Católica de Brasília (UCB) continua o seu projeto de expansão, inovação, alta tecnologia agregada ao ensino de qualidade. A UCB conta com 18 blocos, 5 auditórios, 2 ginásios, 2 bibliotecas. Além disso, a Católica dispõe de outros 160 laboratórios, sendo 61 de uso comum e 99 de uso específico, possuindo um corpo técnico formado por 76 colaboradores. Os números levam em consideração os campi de Taguatinga e Ceilândia.

Conheça nossos espaços

É um projeto de pesquisa e desenvolvimento aberto a todos os estudantes da Universidade Católica de Brasília que visa capacitar e promover o aprendizado sobre a criação de aplicativos e jogos focados nas plataformas Apple. A UCB é uma dentre as 10 universidades brasileiras que possuem parceria com a Apple e fazem parte deste projeto. O programa cresceu tanto que também está presente em muitos outros países, como a Arábia Saudita, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia e Itália.

Visa proporcionar ao estudante/estagiário uma  formação que lhe permita enfrentar com facilidade os desafios nas várias áreas do Direito. É formado por um corpo de advogados especializados que acompanham o andamento dos processos e a realização de audiências. Também prepara o estudante para agir eticamente no exercício profissional, além de integrar o estudante à comunidade por meio do atendimento gratuito à população carente.

Visa à promoção da saúde e ao tratamento de doenças, prestando atendimento a todas as faixas etárias da população nas seguintes áreas: reeducação alimentar, dietoterapia, esportiva e bariátrica. Num primeiro momento, o aconselhamento coletivo é voltado para crianças e adolescentes, os quais aprendem sobre alimentação saudável e depois são encaminhados para o atendimento individualizado, para receberem orientações alimentares conforme a necessidade.

Vinculada ao curso de Nutrição, a clínica oferece orientações baseadas em recomendações atuais da área. Além disso, as orientações alimentares são realizadas com foco na realidade do paciente e elaboradas com opções fáceis de serem incorporadas à rotina. O atendimento é realizado por estudantes do último ano do curso do curso, sempre sob a supervisão de um professor de Nutrição.

Visa promover a saúde e o bem-estar dos animais, incluindo ações preventivas, curativas e paliativas para um indivíduo ou para uma população.

Visa ao treinamento e aprendizado dos estudantes de Fisioterapia da UCB, permitindo atendimentos à população, de maneira personalizada e com a intervenção direta de um professor, em uma das mais modernas e bem equipadas clínicas do país. A clínica atende serviços de fisioterapia do trabalho, com ambulatórios de acupuntura, reabilitação pós-covid, de doenças do aparelho locomotor, de fisioterapia desportiva, de dermatofuncional e neurofuncional adulto.

 

Os serviços oferecidos na clínica-escola são responsáveis por proporcionar atendimentos clínicos por estudantes de medicina supervisionados por professores especialistas nas áreas de atuação à comunidade e a realização de exames laboratoriais pelos estudantes de Biomedicina.

Visa ao atendimento gratuito à comunidade pelos estudantes de graduação em odontologia, por meio de atendimentos diários em média, nas áreas de Dentística, Endodontia, Periodontia, Estomatologia, Saúde Coletiva, Odontopediatria, além de receber pacientes com Necessidades Especiais.

Presta atendimento à comunidade externa e interna da Instituição, avaliando, orientando e prescrevendo atividades físicas aos interessados. No local, quando necessárias, são realizadas atividades intermitentes de campo, sendo estas supervisionadas pelo professor responsável da clínica. Os estudantes ainda realizam pesquisas sobre conteúdos relacionados às cardiopatias, diabetes, obesidade, idoso e atividade física.

 

Inaugurado em 2001, o Centro de Formação em Psicologia Aplicada (CEFPA) da Universidade Católica de Brasília (UCB) é uma unidade do Curso de Psicologia que tem como foco a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação por meio de atendimentos e serviços psicológicos à comunidade do Distrito Federal.

Os serviços são oferecidos semestralmente, e conduzidos por estudantes de Psicologia sob supervisão dos professores e psicólogos técnicos atuantes no Centro.

Localização e Espaço físico: O CEFPA está situado na sala M-008, no térreo do Bloco M, campus I da UCB. O Centro possui área total superior a 700 m², comportando salas para atendimento individual e de grupo, para atendimento infantil, salas para supervisão e pesquisa, salas de observação técnica, de reuniões, sala de espera de usuários, sala para estagiários e área externa.

O laboratório é utilizado pelo curso de Ciências Biológicas para as aulas práticas, monitorias e projetos de pesquisa. Dispõe de material para a dissecação de animais e taxidermia, contando já com uma rica coleção didática de animais Invertebrados e Vertebrados. São também realizados estudos de taxonomia, anatomia e fisiologia de animais. Algumas das atividades desenvolvidas no laboratório são: técnica Montagem de esqueletos, técnica de Taxidermia, técnica Diafanização, técnica Dissecção de animais, montagem de insetos e montagem de aquários.

Espaço onde são feitas as práticas simuladas em manequins, antes do atendimento clínico nos futuros pacientes.

Um dos mais importantes e completos do Brasil.

A SLAB oferece aos alunos e professores os recursos de informática necessários para o desenvolvimento da formação acadêmica disponibilizando uma estrutura de 21 Laboratórios de Informática, instalados nos Câmpus Taguatinga.

Das 04 salas públicas, uma é preparada e equipada exclusivamente para os alunos dos cursos de Tecnologia (Sistemas de Informação e Ciência da Computação) que encontram neste espaço todas as características e softwares específicos do seu curso. Os outros 17 laboratórios são distribuídos e são destinados para realização de aulas dos mais diversos cursos, mediante reserva prévia, feita pelas direções de curso.

 

O laboratório de análises clínicas é de uso comum, que atende os cursos de Biomedicina, Farmácia, estágios supervisionados, minicursos, monitoria e TCC. O laboratório contempla as disciplinas de bioquímica clínica, hematologia clínica, bases e diagnósticos clínico, fluídos corporais, imunologia clínica, Citopatologia ginecológica e práticas profissionais em biomedicina/farmácia, assim como as disciplinas de formação básicas da Escola de Saúde e Medicina.

Espaço destinado a despertar o espírito empreendedor em estudantes do Ensino Superior do Distrito Federal, fomentando a criatividade e inovação através do desenvolvimento de modelos de negócio ou projetos de soluções.

É um espaço proveniente de recurso do CNPq (edital MCTI/CNPq Nº 61/2013 – Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas) e fica aberto a todos os professores, estudantes, servidores, empresas incubadas e startups da UCB, os quais são os seus potenciais usuários, e possibilita que ideias sejam colocadas em prática.

O Ginásio II é um setor unificado com o Curso de Educação Física que atende às necessidades da Graduação, Projetos Institucionais e Acadêmicos. As principais atividade do Ginásio II são; Aulas da graduação/ pós-graduação, treinamento de Futsal FIDAS, treno de vôlei, Brasília Vôlei e Mais vôlei, Basquete em Cadeiras de Rodas, Universidade Ativa, CCI (Centro de Convivência ao Idoso), atléticas de todos os cursos e o Projeto Escola Livre (CEDECADF).

Promove e estimula o empreendedorismo na Universidade por meio de um espaço dinâmico e inovador. O objetivo é utilizá-la prioritariamente para acolher os estudantes, docentes, educadores e demais participantes dos processos de pré-aceleração, aceleração e incubação de empresas, fornecendo-lhes infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades e projetos.

 

 

 

Teatro Católica:

  • Espaço disponível para eventos externos mediante reserva pelo e-mail eventos@ucb.br ou pelo telefone 3356-9000;
  • Capacidade: 786 assentos;
  • Sistema de sonorização completo, com mesa de som, caixas amplificadoras;
  • Iluminação de palco;
  • Projetor multimídia;
  • Notebook exclusivo do espaço.

Auditório Bloco M

  • Capacidade: 196 assentos;
  • Sistema de sonorização completo, com mesa de som, caixas amplificadoras;
  • Projetor multimídia;
  • Notebook exclusivo do espaço.

Auditório Bloco K

  • Capacidade: 216 assentos
  • Sistema de sonorização completo, com de mesa de som e caixas amplificadoras;
  • Projetor multimídia;
  • Notebook exclusivo do espaço.

Auditório Bloco G

  • Capacidade: 186 assentos
  • Sistema de sonorização completo, com mesa de som e caixas amplificadoras;
  • Projetor multimídia;
  • Notebook exclusivo do espaço.

Reservas de qualquer auditório para eventos da própria universidade podem ser feitas pela intranet.

Destinados aos visitantes, estudantes e colaboradores da UCB. São quase 3.000 vagas demarcadas e iluminadas. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 22h30, e no sábado, das 7h00 às 14h.

Há vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais e aos idosos.

Mais informações:

A administração do estacionamento está localizada no térreo do Bloco M 04, Campus Taguatinga

A UCB tem um posto de atendimento bancário do Santander no Campus Taguatinga. Nele, colaboradores e estudantes podem abrir contas, fazer movimentações bancárias, financiamentos, empréstimos e diversas outras operações. Também estão disponíveis caixas eletrônicos para toda a comunidade acadêmica.

Local: hall do Bloco Central, próximo à capela.

Horários de funcionamento:

Atendimento gerencial: segunda a sexta, das 10h às 16h;

Atendimento nos caixas: segunda a sexta, das 10h às 14h;

Caixas eletrônicos: todos os dias, das 6h às 22h (nos fins de semana e feriados, funcionam apenas se o campus estiver aberto).

 

Disponibilizamos aos estudantes espaços para realizarem suas refeições.

 

BLOCO CENTRAL 

  • Brasil Nature: segunda a sexta, das 7h às 22h e no sábado, das 8h às 12h, sábado das 8h às 14h
  • Ateliê do Brigadeiro: segunda a sexta das 7h às 22h
  • Mais 1 Café: Segunda a sexta das 7h30 às 19h30, sábado das 8h às 12h
  • KMIX SHOP: Segunda a sexta das 7h30 às 19h30
  • FAST AÇAÍ: Segunda a sexta das 8h às 21h30, sábado das 8h às 12h
  • HOT MACHINE: máquinas 24hs

EM FRENTE AO BLOCO M

  • Fada Café: segunda a sexta, das 7h30 às 21h, sábado das 7h30 às 12h
  • Restaurante e Lanchonete Fadul – Quiosque: segunda a sexta, das 7h às 21h
  • Banzos: Segunda a sexta das 7h às 21h,  Sábado 8h às 13h

BLOCO S

  • Ateliê do Brigadeiro: segunda a sexta, das 8h às 18h

BLOCO G 

  • Restaurante Sausmi: Segunda a sexta das 11h às 18h
Skip to content