//

Projeto Ser+

O que é o Projeto SER+?

O Projeto SER+ é uma iniciativa da Pró -Reitoria de Extensão da Universidade Católica de Brasília e caracteriza-se como atividade complementar integrante das Horas Complementares constantes nos currículos dos cursos de graduação desta Instituição de Ensino Superior. É um projeto acadêmico que pretende oferecer ao(à) estudante a oportunidade de, ao participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e, ajudá-la a pensar soluções. É a Universidade estreitando relações com a comunidade!

Ao inscrever-se no Projeto SER+ o(a) estudante estará ciente que deve disponibilizar 36 horas para a sua participação, preferencialmente no turno contrário ao do seu curso. Destas 36 horas, vinte e oito (28) horas serão de atividades desenvolvidas junto à comunidade e oito (08) horas nas etapas de preparação e avaliação.

As atividades desenvolvidas no Projeto SER+ não necessariamente estarão vinculadas às atividades específicas da formação profissional do(a) estudante. Elas não equivalem a estágios, nem a monitorias.

 

Quais os objetivos do Projeto SER+?

O Projeto SER+ tem por objetivo ampliar a formação acadêmica do(a) estudante para que ele tenha acesso, não só a conceitos e vivências técnico/científicos, mas também, a conceitos e vivências que consolidem sua formação humanístico/cidadã.

Além disso, o Projeto contribuirá significativamente para o desenvolvimento das instituições e comunidades parceiras.

 

Como faço para participar?

O(a) estudante deverá se inscrever, via Portal UCB, nas atividades oferecidas, observando sempre se há ou não pré-requisitos para estas atividades, bem como os dias/horários mencionados. Estas atividades – e o tempo necessário para cumpri-las – serão disponibilizadas pelos projetos/ instituições parceiras de acordo com as necessidades destas.

No momento da inscrição, o(a) estudante poderá optar pela realização das atividades em projetos/instituições mais próximos(as) de sua residência ou local de trabalho, bem como poderá selecionar aquela instituição que abrigue a um público específico. O(a) estudante e a Instituição devem, em um momento anterior ao começo das atividades, acordar sobre como as atividades serão desenvolvidas, em que local/locais, para quantas pessoas e outros detalhes que julgarem relevantes.

 

Públicos Envolvidos

Serão contempladas pelo Projeto SER+ Instituições sem fins lucrativos (creches, asilos, casas de apoio), associações comunitárias, escolas públicas, equipamentos públicos de saúde e projetos de extensão da própria UCB.

Etapas do Projeto

Etapa 1: Inscrição

O período de inscrição para as ações do Projeto SER+ ocorre no início de cada semestre letivo, via internet, e será divulgado no site da Universidade Católica de Brasília (http://www.ucb.br/). O (a) estudante informará a opção de atividade que irá desenvolver em formulário de inscrição próprio, disponibilizado no site.

Poderão inscrever-se estudantes dos cursos de graduação e tecnológicos que estiverem devidamente matriculados. O prazo para inscrição será de, aproximadamente, duas semanas.

Etapa 2: Capacitação

A preparação dos(as) estudantes será realizada por meio de cursos de capacitação anteriores ao início das atividades, com carga horária de 06 horas. Em um primeiro momento, serão fornecidas informações sobre aspectos da Extensão na UCB; o Projeto SER+, sua justificativa, relevância social e institucional. A posteriori serão abordadas questões específicas para cada público atendido pelas atividades.

Etapa 3: Realização da atividade

Esta etapa divide-se em três momentos:

  1. Planejamento: preparação de um plano de trabalho, com foco nas atividades selecionadas pelo projeto/instituição parceira, a ser apresentado aos gestores do projeto/instituição;
  2. Concordância dos gestores, ajuste necessários.
  3. Execução: execução do plano de trabalho.

Etapa 4: Avaliação Final

Nesta etapa, o(a) estudante deverá preencher a Avaliação Final via formulário eletrônico disponível no site do Projeto.

Além disso, o estudante participará de uma atividade de socialização da experiência junto aos demais estudantes que também participaram do Projeto SER+ naquele semestre. Para este momento, serão convidados os diretores dos cursos de graduação, professores, gestores de outros projetos de extensão e os responsáveis pelos estudantes nas Instituições.

Etapa 5: Validação

Após o cumprimento das etapas 1, 2, 3 e 4, e da verificação dos relatórios de avaliação emitidos pelo(a) estudante e pelo projeto/Instituição parceira, o(a) estudante terá suas horas validadas pela coordenação do Projeto SER+ e receberá um certificado de participação com o total de 36 horas. As horas complementares deverão ser computadas junto às Direções dos Cursos de Graduação.

Condutas Esperadas do(a) Estudante Inscrito no Projeto

Atitude sempre respeitosa quanto aos valores culturais e aos hábitos das comunidades e Instituições parceiras;

  • Atitude cuidadosa quanto à imagem da Universidade Católica de Brasília – UCB e com o cumprimento do seu Regimento Geral: o estudante atuará como um verdadeiro “embaixador” da UCB frente à comunidade. Por isso, deve a todo o tempo, manter uma postura condizente com isso;
  • Participação em todas as etapas do projeto;
  • Cumprimento da carga horária relativa à atividade para a qual se inscreveu, respeitando o calendário, o horário e as orientações do responsável institucional.

Informações Relevantes

O(a) estudante inscrito(a) no Projeto estará segurado contra acidentes.

O(a) estudante interessado(a) em continuar atuando na instituição parceira/projeto, mesmo após o cumprimento das 36 horas previstas, poderá fazê-lo na modalidade voluntário e em acordo com a instituição na qual foi desenvolvida a atividade.

Saiba mais acessando o edital abaixo.

Contatos:

Coordenador: José Ivaldo Araújo de Lucena

Contatos: projetosermais@ucb.br / (61) 3356-9032

Localização: Campus I, Bloco M, Sala 207

Projetos

Apresentação:

O Programa SER+ da Universidade Católica de Brasília por meio de parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), atende desde 2014, migrantes e refugiados de diversos países por meio do Projeto de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados. Desde a sua criação, o projeto oportunizou aulas de Língua Português para mais de 700 pessoas.

O Projeto de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados da UCB, oferece no âmbito da extensão, aulas gratuitas para migrantes e refugiados no Campus Taguatinga/DF. O domínio da Língua Portuguesa é um dos critérios exigidos pelo Ministério da justiça para a tramitação do processo de naturalização.

As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários das diversas graduações da UCB, bem como por voluntários externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos os voluntários passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto.

 

Objetivo Geral:

Ambientar migrantes e refugiados com a Língua Portuguesa de modo a contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade.

 

Objetivos Específicos:

  • Oportunizar capacitação aos estudantes de graduação da UCB e voluntários externos envolvidos no projeto para que possam atuar no âmbito do ensino da Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados.
  • Auxiliar migrantes e refugiados na ambientação com a Língua Portuguesa, de modo a contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade.
  • Realizar exames de proficiência em Língua Portuguesa, a cada final de semestre, para todos os migrantes e refugiados assistidos pelo projeto e que tenham participado efetivamente de, pelo menos, 75% das aulas.

 

Local de inscrição, dias e horários das aulas:

Os migrantes e refugiados interessados em participar do projeto devem procurar a Coordenação de Extensão a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, no Campus da UCB de Taguatinga, para realizar a sua inscrição. As informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo telefone: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail: projetosermais@ucb.br

Os atendimentos aos migrantes e refugiados acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, na Sala M-225. Cada encontro tem a duração de 2 (duas) horas. A Coordenação de Extensão organiza os dias e horários das aulas, de acordo com a disponibilidade dos migrantes, refugiados e dos voluntários.

 

Cronograma:

  • Período de inscrições de migrantes e refugiados ocorre a cada início do semestre.
  • As datas de início e de término das aulas são planejadas em sintonia com o calendário acadêmico da UCB para cada semestre letivo, bem como de acordo com a disponibilidade dos voluntários.
  • Os exames de proficiência ocorrem na penúltima semana de cada semestre letivo.

 

Contrapartida para os estudantes da UCB e voluntários externos:

As aulas oferecidas pelo Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados compõem as atividades integrantes das horas complementares constantes nos currículos dos cursos de graduação da UCB.

É um projeto acadêmico que oferece a oportunidade, aos estudantes universitários e voluntários externos, de vivenciarem novas experiências de ensino e de aprendizagem, além de contribuir com ações que colaboram para a construção de um mundo melhor, por meio da valorização da dignidade e da cidadania dos atendidos por meio da mediação do idioma.

Os estudantes da UCB e os voluntários externos recebem, ao final de cada semestre de atuação, um certificado de extensão com o reconhecimento das horas dedicadas ao projeto.

Clique aqui e confira o Plano de Curso 

Skip to content