Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados

O Programa SER+ da Universidade Católica de Brasília por meio de parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), atende desde 2014, migrantes e refugiados de diversos países por meio do Projeto de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados. Desde a sua criação, o projeto oportunizou aulas de Língua Português para mais de 700 pessoas.

O Projeto de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados da UCB, oferece no âmbito da extensão, aulas gratuitas para migrantes e refugiados no Campus Taguatinga/DF. O domínio da Língua Portuguesa é um dos critérios exigidos pelo Ministério da justiça para a tramitação do processo de naturalização.

As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários das diversas graduações da UCB, bem como por voluntários externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos os voluntários passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto.

Objetivo geral:

Ambientar migrantes e refugiados com a Língua Portuguesa de modo a contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade.

Objetivos específicos:

• Oportunizar capacitação aos estudantes de graduação da UCB e voluntários externos envolvidos no projeto para que possam atuar no âmbito do ensino da Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados.
  • Auxiliar migrantes e refugiados na ambientação com a Língua Portuguesa, de modo a contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade.
  • Realizar exames de proficiência em Língua Portuguesa, a cada final de semestre, para todos os migrantes e refugiados assistidos pelo projeto e que tenham participado efetivamente de, pelo menos, 75% das aulas.

Os migrantes e refugiados interessados em participar do projeto devem procurar a Coordenação de Extensão a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, no Campus da UCB de Taguatinga, para realizar a sua inscrição. As informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo telefone: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail: projetosermais@ucb.br

Os atendimentos aos migrantes e refugiados acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, na Sala M-225. Cada encontro tem a duração de 2 (duas) horas. A Coordenação de Extensão organiza os dias e horários das aulas, de acordo com a disponibilidade dos migrantes, refugiados e dos voluntários.

• Período de inscrições de migrantes e refugiados ocorre a cada início do semestre.
  • As datas de início e de término das aulas são planejadas em sintonia com o calendário acadêmico da UCB para cada semestre letivo, bem como de acordo com a disponibilidade dos voluntários.
  • Os exames de proficiência ocorrem na penúltima semana de cada semestre letivo.

As aulas oferecidas pelo Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados compõem as atividades integrantes das horas complementares constantes nos currículos dos cursos de graduação da UCB.

É um projeto acadêmico que oferece a oportunidade, aos estudantes universitários e voluntários externos, de vivenciarem novas experiências de ensino e de aprendizagem, além de contribuir com ações que colaboram para a construção de um mundo melhor, por meio da valorização da dignidade e da cidadania dos atendidos por meio da mediação do idioma.

Os estudantes da UCB e os voluntários externos recebem, ao final de cada semestre de atuação, um certificado de extensão com o reconhecimento das horas dedicadas ao projeto.

Clique aqui e confira o Plano de Curso