//

Agência de Pesquisa e Desenvolvimento

A Agência de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Católica de Brasília – UCB é um órgão suplementar diretamente subordinado à Reitoria criada pela Portaria nº 28, de 21 de fevereiro de 2022 como ambiente de difusão da cultura de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Objetivos da Agência

  • Prospectar e viabilizar parcerias a partir dos ativos, capital e competências instaladas em aproximação com demandas do mercado;
  • Promover a criação, proteção, transferência e internacionalização de tecnologias desenvolvidas na instituição;
  • Viabilizar a diversificação de receitas por meio de captação de recursos de fomento, de parcerias para desenvolvimento de pesquisa e inovação, de oferta de serviços técnicos e tecnológicos e de partilha ou locação de infraestrutura de laboratórios;
  • Apoiar projetos empreendedores em todas as suas etapas por meio de programas de empreendedorismo; entre outros.

Estrutura da Agência

  • Coordenação Geral;
  • Núcleos Técnicos:
    • Núcleo de Empreendedorismo: responsável por executar atividades de apoio à criação, desenvolvimento e consolidação de startups e empresas nascentes por meio de processos progressivos de integração e capacitação;
    • Núcleo de Inovação: responsável por executar atividades inerentes à gestão dos ativos de propriedade intelectual da instituição, por meio do registro e manutenção de pedidos de patentes e da celebração de contratos de transferência de tecnologias;
    • Núcleo de Projetos e Negócios: responsável por executar atividades de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, captação de parceiros e fomento público para pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado e a promoção da internacionalização institucional.

Equipe e contatos

Coordenador:
Prof. Dr. Alexandre Schirmer Kieling (alexandrek@p.ucb.br)

Assistentes:
Prof. Dr. Gilberto Cloves Josemin (gilbertoj@p.ucb.br);
Profª. Mestre Margaret da Silva Peres Nunes (margaret.nunes@p.ucb.br)

Analista de Inovação:
Evandro Moreira da Silva Canhedo (evandro.silva@ucb.br)

Localização: Bloco K, Sala 005
E-mail geral: agenciapdi@ucb.br

Projetos que estão acontecendo

Considerados processos progressivos de integração e capacitação, estão em andamento os seguintes programas de empreendedorismo:

  1. Pré-Aceleração de Negócios – Startup Católica;
  2. Incubação de Empresas.

Empresas Juniores

A UCB conta com nove empresas juniores que se constituem sob a forma de associação civil, com finalidades educacionais, gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação e tem como finalidade realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus associados.
Cada empresa júnior visa ampliar ao relacionamento dos estudantes com o mercado de trabalho por meio da prática empresarial de sua área de conhecimento.
A UCB, por reconhecer a importância das empresas juniores na formação acadêmica dos alunos de graduação e no aperfeiçoamento do conhecimento prático, emitiu a Resolução do CONSEPE nº 01/2019, de 1 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre as normas que regulam a criação e o funcionamento das empresas juniores na UCB.

 

 Startups Incubadas

Atualmente estão incubadas na Agência de Pesquisa e Desenvolvimento 6 (SEIS) startups que atuam em diversos segmentos: educação, esporte, tecnologia, biotecnologia, bioinformática, ciência de dados, inteligência artificial, realidade aumentada, economia criativa, agronegócio e ensino.

O que é a Agenda KOTI 

Edtech que acredita no poder da educação e tem como missão, colaborar e agregar valor às escolas. Buscando cada dia encontrar e solucionar problemas da rotina escolar com o auxílio da tecnologia. Solucionamos o problema de comunicação escolar com uma plataforma digital mobile que facilita a vida dos professores trazendo uma interface intuitiva que com alguns cliques já é possível marcar os dados e enviar para todos os pais, podendo incluir não só as informações mas também engajar os responsáveis no cotidiano escolar.

Áreas de atuação:

Educação

Serviços e/ou produtos que oferece:

Agenda Koti é uma agenda virtual focada para facilitar a comunicação na educação infantil, onde criamos uma experiência que engaja pais e responsáveis no cotidiano escolar e agiliza o trabalho realizado em sala de aula.

Equipe:

Eduardo Airton de Oliveira Silva

Luan de Souza Cabral

Gabriel Richers Casimiro Santos

Contatos:

http://agendakoti.wpcomstaging.com

Instagram: Agendakoti_app

Agendakoti@gmail.com

suporte@agendakoti.com

O que é a TROPLIA:

A Troplia visa desenvolver soluções inteligentes para a sociedade e melhorar processos de produção como, por exemplo, na área alimentar, ao fornecer ferramentas para direcionar uma melhor tomada de decisões por parte dos produtores, sejam pequenos ou grandes, bem como desenvolver produtos capazes de controlar pragas agrícolas, que sejam amigáveis ao meio ambiente e mais seguros ao consumidor.

Áreas de atuação:

Biotecnologia, inteligência artificial, agropecuária e ensino.

Serviços e/ou produtos que oferece: 

  • Soluções biotecnológicas para o mercado agropecuário.
  • Desenvolvimento de produtos agropecuários mais seguros e amigáveis ao meio ambiente, conforme o preconizado pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
  • Desenvolvimento de ferramentas, sob demanda, para o ambiente acadêmico e industrial utilizando redes neurais.
  • Análises cromatográficas e de espectrometria de massa
  • Consultoria em análise de dados e desenvolvimento de projetos
  • Desenvolvimento de cursos de capacitação na área de prospecção e abordagens analíticas.

Equipe:

Dr. Marcelo Henrique Soller Ramada,

Dr. Stephan Machado Dohms,

M.Sc. Lorena Ferreira Peixoto e M.Sc

M.Sc. Daniel Gusmão de Morais

Contatos:

www.troplia.com

troplia.bio@gmail.com

 

O que é a SciTARC:

A SciTARC é uma startup de biotecnologia que surgiu da vontade de pesquisadores em otimizar e melhorar os processos envolvidos na pesquisa científica, diminuindo os desperdícios e priorizando a sustentabilidade. Somos pessoas desenvolvendo uma solução para outras pessoas, valorizando aquilo que é mais valioso: o tempo. E para isso desenvolvemos tecnologias avançadas para solução de problemas, otimização de tempo e auxílio na tomada de decisões em diversas áreas da biotecnologia.

Áreas de atuação:

Biotecnologia, Bioinformática, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Serviços e/ou produtos que oferece:

Análise de dados com inteligência artificial para tomada de decisão

Equipe:

Athamy Sarah de Paula Cruz (CEO)

Tiago Gonçalves da Costa (CTO)

Ciro Rodrigues Galvão Júnior (Desenvolvedor sênior)

Thaís Campos de Sousa (Pesquisadora)

Rivaldo Varejão Pasqual Saraiva (Pesquisador)

Tatiana Rusch Silverio (Assistente administrativo)

Bianca Aires da Silva (Estagiária – pesquisa)

Contatos:

athamy.sarah@scitarc.com

 https://www.linkedin.com/company/scitarc/

 www.scitarc.com (em construção)

O que é a SM VIRTUAL

SM Virtual, atualmente denominada,  Startup 60+ ou, simplesmente, UP60 (www.up60.com.br) nasce no Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília em função de um grave problema social: o envelhecimento populacional e a falta de oportunidades de geração de renda para população acima de 60 anos.

Trata-se de uma plataforma de educação empreendedora, de network e mercadológica (marketplace e dropshipping) exclusiva para pessoas acima de 60 anos se capacitarem e se motivarem a entrar ou melhorar sua capacidade empreendedora.

Áreas de atuação e Serviços e/ou produtos que oferece

A estrutura da plataforma UP60 se divide em 4 vertentes:

1)Programa de educação empreendedora e digital: espaço de capacitação de idosos para entendimento sobre mercado, empreendedorismo e técnicas de vendas online na própria plataforma.

2)Programa de bem-estar e qualidade de vida: informativos para manutenção da saúde física e mental.

3)Network: Trata-se de uma comunidade de empreendedores 60+ com o objetivo promover relacionamentos e aspectos motivacionais.

4)Marketplace e Dropshipping: espaço exclusivo 60+ para criação de lojas virtuais e vendas.

Equipe

Sergio Avelino da Silva (Idealizador/pesquisador)

Raphael de Argolo Silva (Designer)

Vicente Paulo Alves (Co-idealizador/Orientador)

Fernando Santos Dantas (Diretor acadêmico)

Renato Zimmermann Tomassi (Gestão/Administrativo/vendas)

Contatos 

Plataforma (em construção): www.up60.com.br

Telefone: 61 985283836

Redes sociais: em construção

up60@gmail.com

O que é a FUTSTART?

A FUTSTART representa uma revolução no modo de recrutamento de novos jogadores de futebol. Buscamos transformar as tradicionais peneiras, que são os eventos de seleção, trazendo a esse processo agilidade, organização e principalmente democracia. É uma plataforma que conecta jogadores de base, clubes e agentes, todos juntos em um ambiente com foco profissional, mas também com uma pitada de entretenimento e senso de comunidade. Queremos abrir ainda mais a janela de oportunidades às crianças de todo o país – e também do mundo. Nossas portas estão abertas a dezenas de clubes pequenos, médios e grandes, que buscam maiores oportunidades de aumento do resultado esportivo e, principalmente, financeiro. Atuamos em um mercado bilionário, onde os jogadores são a matéria prima, e os clubes, o seu destino, configurando uma via de mão dupla, benéfica a ambos os lados.

Áreas de atuação

A nossa empresa atua na área de tecnologia, no segmento esportivo, voltado especificamente para o futebol masculino e feminino.

Serviços e/ou produtos que oferece

Oferecemos o serviço de divulgação de jogadores, intermediação entre jogadores, clubes e agentes, além de registro e acompanhamento de estatísticas. Tudo isso através do nosso aplicativo, com rede social interna.

Equipe

Gustavo Andrade

Lucas Marques

Arthur Xavier

Contatos

futstartapp@gmail.com

Instagram: @futstartapp

O que é a Plataforma CRIA?

CRIA é uma plataforma digital que, junto com pequenos empreendedores da economia criativa digital, dará apoio à transformação criativa digital (TCD) de empresas e outros entes sociais. Ela propõe as seguintes entregas de valor: (i) compor novas soluções para a transformação criativa digital do mercado através dos setores da economia criativa); (ii) prover um marketplace para a comercialização de soluções de economia criativa para o mercado; (iii) prover informações, capacitações, consultorias e mentorias para apoiar os empreendedores da economia criativa no processo de se tornarem vetores da transformação digital.

A startup pretende atuar inicialmente no Distrito Federal, focando nos setores de Games, Audiovisual e Design e, posteriormente, ampliar para os demais setores da economia criativa e regiões do Brasil.

Áreas de atuação

Setores econômicos (sujeitos à transformação criativa digital): inicialmente, Educação, Turismo, Eventos;

Setores da Economia Criativa: inicialmente Games, Audiovisual e Design;

Serviços e/ou produtos que oferece

  1. Desenho de soluções com os setores da economia criativa para a transformação digital;
  2. Venda de serviços e produtos da Economia Criativa por meio da plataforma e
  3. Provimento de informações, capacitações, mentorias e consultorias, através de parcerias especializadas, em temas relacionados a: (I) tecnologias habilitadoras (Blockchain, Realidades aumentada e virtual, entre outras); (ii) Marketing; (iii) Gestão e (iv) Descoberta Inovadora

Equipe

Neantro Saavedra Rivano

Paula Luedy Mendes

Contatos

neantro@softex.br

neantro@hotmail.br

Instagram: @saavedrarivano

https://www.facebook.com/neantro.saavedrarivano

pluedy@hotmail.com

Instagram: @pluedy

https://www.facebook.com/paula.luedy

Skip to content