//

Comissão Própria de Avaliação

 

O que é CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o lugar da representatividade dentro da universidade!

A CPA é responsável por coordenar o Programa de Avaliação Institucional, ou seja, é esta comissão quem acompanha o dia a dia na Católica sugerindo melhorias e mudanças inovadoras!

Participam da CPA da UCB representantes do corpo docente, discente, técnico administrativo e da sociedade civil organizada. Hoje, a comissão tem a seguinte composição:

Representantes docentes:

Samuel Estevam Vidal

Cláudia Mendonça Magalhães Gomes Garcia

Luiz Cláudio Batista de Oliveira

Representantes discentes:

Arthur Ygor Sena de Santana

Daniele Martins da Silva

Representantes técnicos-adminsitrativos:

Lucas Rocha de Freitas

Tiago Ferreira da Silva

Rafaela Carvalho Silva

Representantes da Sociedade Civil Organizada:

Fabiana Deflon dos Santos (ANEC)

Leon Patrick Afonso de Souza

Ao longo dos anos de existência, a Comissão vem desenvolvendo o seu trabalho de autoavaliação institucional procurando identificar as condições de ensino, pesquisa e extensão e também da gestão em constante dialógica com todos os atores envolvidos nos diversos segmentos que envolvem a Universidade e a comunidade. Os resultados das pesquisas efetuadas são consolidados em relatórios que são, publicamente, divulgados para a comunidade acadêmica e externa.

Objetivos

O objetivo principal é fornecer dados quantitativos e qualitativos para que a UCB possa estar em constante processo de melhoria da qualidade dos seus cursos/Programas e de suas ações. Tendo como frente sempre:

– A coleta de dados para informações e reflexões sobre o ensino na UCB;
– A propositura de ações que possam suprir os pontos negativos que dificultem o ensino e comunicação na UCB.

Atuação

A CPA tem como responsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da UCB em forma de Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES.

O Relatório de Autoavaliação, enviado anualmente ao MEC, e item hiper-relevante para atribuição de sua nota perante o órgão, é o documento que sintetiza historicamente os resultados das avaliações internas e as ações acadêmico-administrativas decorrentes.

O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias práticas e efetivas.

A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as dimensões do SINAES, agrupadas nos eixos, abaixo listados:

– Planejamento e Avaliação

– Desenvolvimento Institucional

– Políticas acadêmicas

– Políticas de gestão

– Infraestrutura

Além disso, é atribuição da CPA coordenar a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, produzir relatórios analíticos dos resultados, divulgar os resultados à comunidade acadêmica, acompanhar planos de ação oriundos desses e acompanhar as Comissões Externas de Avaliação do MEC.

Contatos

Universidade quer saber sua opinião!

A CPA da UCB está permanentemente instalada na sala R201 – segundo andar –  Bloco Central, do Câmpus de Taguatinga.

Você sempre pode entrar em contato conosco através do telefone (61) 3356-9070, pelo e-mail: cpa@ucb.br, pelo site da UCB, ou pelas redes sociais da UCB. Lembramos que a CPA e sua avaliação é a melhor maneira de melhorar a UCB.

Então, pedimos que sempre converse conosco.

Resultados

A Comissão Própria de Avaliação apresenta os resultados das pesquisas e como elas se traduzem em ações que beneficiam a comunidade acadêmica.

Clique aqui e confira os resultados de 2022.

Skip to content