//

Responsabilidade Social e Ambiental

A responsabilidade social refere-se ao compromisso social e educacional da universidade com a redução da desigualdade social, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e a cultura e político da comunidade a qual está inserida.

A Universidade Católica de Brasília (UCB) tem suas ações planejadas e direcionadas para os interesses de toda a comunidade, visando à promoção do bem-estar social em todas as esferas da sociedade.

a) Pastoralidade:

A UCB é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, conforme a natureza de uma universidade, mas é também uma comunidade educativa confessional. Assim, tem sua referência numa experiência de fé, por meio da qual busca ser fermento evangélico no mundo social. Daí a importância de compreender a pastoralidade como o primeiro princípio estruturante da Instituição, numa visão humanística e não meramente catequética, ou seja, a pastoralidade é compreendida como princípio de desenvolvimento humano integral.

b) Extensionalidade

O princípio da extensionalidade, sob essa ótica, é valor epistemológico, ético e político buscado pela Instituição no seu processo educativo. Esse valor perpassa, transversalmente, todas as atividades do processo ensino-aprendizagem, visando oferecer condições para a geração de competências científicas, profissionais e humanas no mundo do trabalho e em todos os espaços onde a vida pode acontecer.

c) Sustentabilidade

Entre os diversos segmentos que compõem a sociedade, estão as instituições de educação superior, educadoras importantes por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, na construção de um conhecimento compatível com a sustentabilidade do desenvolvimento, bem como com a equidade, o equilíbrio e a conservação do planeta e da humanidade. A sustentabilidade torna-se um princípio da Instituição à medida que é pauta do processo ensino-aprendizagem, considerando, dentre outros, o aspecto ecológico, econômico, ecumênico, educacional e ético.

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão favorece a aproximação entre universidade e sociedade, por meio da formação humana, profissional, técnica e, inclusive, sociopolítica dos jovens universitários. Essa indissociabilidade no espaço/tempo universitário é imprescindível para o desenvolvimento de uma consciência cidadã e humana, formando assim sujeitos capazes de mudança no mundo com posturas éticas, críticas e criativas.

No ensino, a responsabilidade social é evidenciada, entre outros aspectos, no Programa Propósito de Vida, coordenado pelo Núcleo de Formação Geral e Humanística da UCB, que instituiu em todas as matrizes dos cursos as seguintes Componentes curriculares:

a) UC 1: Relação, Princípios e Valores

Ementa: Programa Propósito de Vida (Inspirações). Projeto de vida. Relacionamento do eu, outro, planeta e transcendente. História de vida. Fundamentos da ética. Felicidade. Espiritualidade Existencial. Consciência da Educação Superior. Competências acadêmicas. Habilidades educacionais.

b) UC 2 – Profissão: Competências E Habilidades

Ementa: Programa Propósito de Vida (Proposições). Qualificação profissional. Ética profissional. Felicidade do bem viver e bem-estar. Espiritualidade profissional. Hard and Soft skills. Criatividade. Inovação. Empreendedorismo. Liderança.

c) UC 3 – Cooperação: Humanismo Solidário, Redes e Comunidades

Ementa: Programa Propósito de Vida (Atuação comunitária). Ética comunitária. Felicidade comunitária. Aprendizagem participativa. Inserção, responsabilidade e compromisso social. Ecologia Integral. Exercício da cidadania. Atuação profissional comunitária.

O eixo transversal que permite a indissociabilidade é o trato com o conhecimento, fato que implica ter que considerar tanto o sujeito quanto o processo e seu resultado. Essa indissociabilidade direciona e confere unidade à criação, sistematização e acessibilidade do conhecimento.

A indissociabilidade inspira a busca pela sustentabilidade, uma vez que ela considera os aspectos ecológico, econômico, ecumênico, educacional e ético e nos convoca para sermos educadores atentos às exigências de um mundo saudável, à criação da consciência cósmica e à construção da paz. Nesse eixo a equidade social, o equilíbrio econômico e a conservação ambiental, estão sempre pautados pela solidariedade, pela justiça social. É a ética do cuidadouniversal que nos impõe a perspectiva formativa para a sustentabilidade.

Esses princípios vinculam-se ao princípio da pastoralidade, considerado o ethos da UCB, que diz respeito ao cuidado e assume o compromisso em promover e preservar os valores humanos, éticos e cristãos, no trato do conhecimento e das pessoas que com ele trabalham. Sinaliza este eixo o acolhimento, a convivência, o respeito à subjetividade e alteridade, bem como a busca da autotranscendência e da transcendência.

Como quarto princípio estruturante, tem-se a extensionalidade, que aponta para o valor ético e político buscado pela UCB no seu processo educativo. Esse valor perpassa, transversalmente, as atividades de ensino e aprendizagem, a acessibilidade ao conhecimento, as condições para a geração de competências científicas, profissionais e humanas, bem como a conectividade com os setores sociais, econômicos e estatais.

Segundo o Art. 6º, do Regulamento de Extensão Universitária da UCB, a extensão tem os seguintes objetivos:

a) estimular o compromisso da comunidade acadêmica com os anseios e necessidades da sociedade, por meio da escuta atenta desses anseios e necessidades, permitindo a interação do conhecimento acadêmico com saberes populares;
b) contribuir para o desenvolvimento da consciência social e política dos acadêmicos, formando profissionais comprometidos com uma sociedade justa e solidária.
c) desenvolver o potencial econômico, educativo, científico, tecnológico, social, esportivo, cultural e artístico do território;
d) integrar aos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação ações educativas significativas e transformadoras;
e) permitir que os discentes vivenciem e exerçam a responsabilidade social no cotidiano acadêmico e comunitário;f) estimular diferentes formas de produção, inovação e transferência de conhecimentos, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social.

O Art. 14° apresenta as áreas temáticas que os projetos, atividades e ações de extensão devem estar vinculados:

− Educação
− Direitos Humanos e Cidadania.
− Políticas de Gênero;
− Relações Étnico-Raciais e histórias das culturas afro-brasileira, africana e indígenas;

− Educação ambiental, desenvolvimento sustentável e ecologia integral;
− Saúde única (indissociabilidade entre a saúde animal, humana e ambiental);
− Empreendedorismo social;
− Inovações tecnológicas.

As ações de ensino, pesquisa e extensão são elaboradas e pensadas de modo a incorporar ao cotidiano acadêmico, de funcionários, discentes e docentes, práticas de responsabilidade social vivenciadas em rede que tenham como foco melhorar e aperfeiçoar os cursos de graduação, os programas de pós-graduação e a prestação de serviços à comunidade, aspectos que compõem a identidade e o jeito de ser UCB. Além disso, as ações que permeiam o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS:

A UCB, para contribuir com o alcance dos ODS e suas metas dos ODS, atua em rede com vários parceiros da sociedade civil organizada que acolhem projetos, atividades e ações de pesquisa e extensão universitária para atender diversas comunidades no Distrito Federal, totalizando 59 instituições conveniadas.
São valores institucionais da UCB: Ética – Transparência – Acolhimento – Cooperação – Comprometimento – Inovação – Sustentabilidade.
Para o cumprimento dos valores institucionais, a UCB empenha suas forças com foco em valores indispensáveis e necessários à sociedade, alinhados à visibilidade da ecuminicidade, quais sejam:

– Ser testemunho da Fé na sociedade;
– Ser espaço dinâmico de encontro e tensão entre experiência de fé e saber científico, em contínua busca de sentido;
– Cumprir sua responsabilidade sociopolítica conforme suas orientações religiosas;
– Pronunciar-se com competência sobre questões político-econômico-sociais, tendo presentes princípios ético-religiosos;
– Prestar serviços à Fé e à Sociedade.

Como Universidade:

– testemunhar e construir comunhão e fraternidade na comunidade acadêmica e estendê-las à comunidade local;
– ter presentes, em suas opções, as necessidades das classes populares;
– respeitar a diferença e propiciar o crescimento dos integrantes da comunidade acadêmica;
– oferecer profissionais com fundamentada formação ética, cultural, tecnológica e científica.

Algumas das instituições parceiras da UCB no âmbito da extensionalidade:

Ainda entre as nossas atuações e parcerias de responsabilidade social, temos a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), que conferiu o Selo Instituição de Ensino Superior Responsável. Para receber este selo, a instituição demonstrou atividades voltadas à responsabilidade social, cadastrando seus projetos e ações no site da campanha. Esse selo teve validade de um ano, ou seja, um ciclo da campanha, entretanto esta certificação é renovada, com a participação nas edições seguintes.

A UCB está inscrita no ciclo de certificação 2023 do Instituto Selo Social, este é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e entidades sociais que promovem o desenvolvimento social em suas regiões. A Universidade inscreveu no processo de certificação o Projeto de Extensão denominado Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados, que atende gratuitamente em torno de 120 estrangeiros residentes no Distrito Federal de vários países, entre eles Venezuela, Afeganistão, Cuba, Paquistão, Bangladesh, Colômbia, Gana, Senegal, Haiti, Equador, México, entre outros.

 

Skip to content