//

Centro de convivência do idoso – CCI

O Centro de Convivência do Idoso – CCI tem como objetivo oportunizar aos idosos, da comunidade, atividades físicas e ocupacionais, além de possibilitar a participação em oficinas de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades, interagindo com os professores, estudantes e voluntários nas dependências universidade.

O Projeto oferece atividades físicas, oficinas de artes, nutrição, gastronomia, artesanato, musculação, entre outras atividades, visando a saúde e o bem-estar dos idosos. Além disso, acontece a feira de Artesanato com produtos confeccionados pelas idosas no período de uma semana por mês. 

As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários dos cursos da área da saúde, bem como por voluntários externos com disponibilidade de, pelo menos, 2 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos, os estudantes passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto. 

Objetivo Geral: 

Oportunizar espaço de convivência no qual os idosos possam participar de atividades físicas e recreativas, de lazer e de aprendizagem, artísticas e culturais, garantindo o atendimento às necessidades básicas de proteção integral e promoção da qualidade de vida. 

Objetivos Específicos: 

  • Ofertar aos idosos o acesso a atividades físicas e recreativas, de lazer e de aprendizagem, artísticas e culturais, visando a saúde e o bem-estar biopsicossociais dos idosos. 
  • Oportunizar a participação em oficinas de nutrição e gastronomia, aumentando o conhecimento nutritivo dos alimentos e os cuidados no preparo na cozinha.  
  • Ofertar aos idosos a participação em oficinas de artes e artesanato despertando o interesse em novas habilidades e a troca de experiências. 
  • Estimular o empreendedorismo entre os idosos por meio de oficinas sustentáveis para a produção de peças artesanais de utilidade e qualidade. 
  • Realizar a Feira de Artesanato mensalmente para a exposição e venda dos produtos artesanais produzidos nas oficinas sustentáveis pelos idosos. 

 

Local de inscrição, dias e horários das aulas: 

Os idosos interessados em participar das atividades do CCI devem procurar a Coordenação Acadêmica de Extensão Universitária a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, no Campus da UCB de Taguatinga, para realizar a sua inscrição. As informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo telefone: (61) 3356-9032/9636/9460. 

Os estudantes da UCB interessados em participar do CCI, como voluntários ou bolsistas, ou para apresentar propostas de atividades acadêmicas, ações solidárias, entre outras, também devem procurar a Coordenação Acadêmica de Extensão Universitária, a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, e enviar mensagem no e-mail projetosermais@ucb.br.  

Profissionais em Educação Física que queiram participar como voluntários no CCI favor entrar em contato pelo telefone: (61) 3356-9032/9036/9460 ou enviar mensagem no e-mail da professora Nilza Maria do Valle Pires Martinovic: nilza@p.ucb.br 

Skip to content