//

Coordenação de Internacionalização

Sobre

A Coordenação de Internacionalização é responsável por projetar a Universidade Católica de Brasília – UCB nacional e internacionalmente, com base no ensino de excelência, por meio de acordos de cooperação no âmbito acadêmico, científico e cultural.

A função desta Coordenação é articular-se com outras instituições para realizar parcerias e promover a Mobilidade Acadêmica de estudantes e professores. A UCB conta hoje com vários parceiros no Brasil e no exterior, prezando sempre por oferecer ao seu corpo docente e discente instituições de alta credibilidade e qualidade.

Por que estudar no exterior? Estamos em uma nova dinâmica nos processos educacionais em muitos países do planeta. O foco passou a ser a aprendizagem e a produção de novos conhecimentos. O trato com as diferenças culturais adquire pouco a pouco papel importante na ação educacional. A globalização dos processos e as interações educacionais internacionais são valorizadas como diferencial competitivo para profissionais que deles participam, por isso, ser um estudante da UCB e estudar em uma Universidade de verdade faz a diferença.

Instituições Conveniadas

A Universidade Católica de Brasília conta com diversos convênios para a realização de atividades de cooperação internacional (intercâmbio, pesquisa e parcerias institucionais internacionais).

Mobilidade Acadêmica Institucional

Rebecca Ferreira, estudante de Relações Internacionais esteve em mobilidade acadêmica na Universidad Católica del Uruguay.

“Viver em outro país e conviver diariamente com pessoas de culturas distintas me fez enxergar situações com olhos diferentes. Essas diferentes visões nos proporcionam entender melhor o mundo em que vivemos e os fatos que se sucedem neste. Para um internacionalista não existe presente melhor que o de poder realizar um intercâmbio. Nos transferimos de turista a habitante local. Passamos a fazer parte do país escolhido: estudando em sua universidade, utilizando seus meios de transporte, experimentando sua comida, aprendendo seu idioma e intercambiando conhecimentos com os amigos que aqui fizemos. Nos descobrimos tão pequenos diante desse mundo e toda sua riqueza cultural. Com certeza voltaremos com muito mais que uma bagagem a ser desfeita. Voltaremos mais enriquecidos culturalmente como seres humanos e, consequentemente, mais aptos a fazer a diferença que queremos profissionalmente como internacionalistas”.

 

Thaís Aguiar, estudante de Relações Internacionais, esteve em mobilidade acadêmica na Universidad Católica del Uruguay.

“Montevidéu me encantou desde o dia em que cheguei, e cada dia que passa me encanta ainda mais por sua tranquilidade e beleza percebida em cada ponto da cidade. O que estou vivendo no Uruguai é algo que vou levar por toda a minha vida. A experiência de viver em outro país e imergir não só na cultura uruguaia, mas na cultura de vários países devido à convivência com outros alunos de intercâmbio, me fez perceber a amplitude de coisas novas que podemos aprender a cada dia. O crescimento tanto na área pessoal quanto acadêmica e profissional faz do intercâmbio a melhor decisão que eu poderia ter tomado.”

 

Gabriela Horbylon, estudante de Relações Internacionais, esteve em mobilidade acadêmica na Hungria.

“O intercâmbio em Budapeste proporcionado pela UCB têm sido uma experiência incrível. No campo acadêmico, tive a oportunidade de conhecer diferentes visões críticas sobre temas relacionados às Relações Internacionais. Na vida pessoal, o contato com pessoas de outros países, com diferentes bagagens culturais, traz um grande crescimento pessoal e uma outra visão de mundo. Com relação à cidade de Budapeste, penso que não poderia ter sido uma escolha melhor, especialmente pelos amigos que aqui fiz. Recomendo a todos tomarem a mesma decisão. ”

 

Arthur Oliveira, estudante de Relações Internacionais, esteve em mobilidade acadêmica por um semestre na Budapest Business School, uma importante Escola de Negócios da Hungria.

“Olá a todos, a experiência do intercâmbio oferecido pela UCB é excelente tanto no meio acadêmico quanto no nível pessoal. Tive a oportunidade de optar por uma excelente e reconhecida instituição, onde tenho adquirido valiosas informações sobre business e mercado europeu, e que com certeza farão diferença em minha vida. O intercâmbio não é só isso, aqui pude conhecer novos e bons amigos que espero manter contato no futuro. Para aqueles que desejam fazer o mesmo, não se assustem com a distância de casa ou com o frio europeu, este será um período inesquecível”

 

Lucas Gomes, estudante de Administração, bolsista ProUni, foi um dos selecionados para a bolsa Ibero Santander e escolheu a Universidad del Pacifico para estudar um semestre.

“De antemão pareceu muito desafiador e complicado. No começo são voos, câmbio, aluguel, vistos e muitas coisas para se organizar, no entanto, depois que se chega há muito mais coisas a se descobrir. Existem muitos desafios mas isso não chega perto de “arranhar” a alegria que é você conhecer pessoas do mundo todo, seja em momentos de reunião com intercambistas ou em conhecer um “novo mundo”. Cada vez mais você vai conhecendo o país onde está, e aqui no Peru tenho descoberto muitas coisas e isso se torna esplêndido à medida que vejo o quão rico é a experiência”.

Profesores estrangeiros

Como parte das ações de internacionalização, a UCB integra professores de outros países ao corpo docente. Essa prática é agregadora porque traz diversidade cultural, conhecimento e experiências internacionais, amplia a rede de colaboração fora do Brasil e melhora a reputação da Católica em outros países.

Docente Nacionalidade
Ana Luiza de Oliveira Machado Chile
Carlos Andres Charris Vizcaino Colômbia
Carlos Enrique Carrasco Gutierrez Peru
César Omar Carranza Tamayo Peru
Florence Marie Dravet França
Ivonne Alejandra Maria Gutierrez Gongora Colômbia
Jaime Jose Orrillo Carhuajulca Peru
Jairo Martinez Zapata Colômbia
Robert Edward Pogue Irlanda
Rosangela Vieira de Andrade Portugal
Stephan Alberto Machado de Oliveira Alemanha
Wilfredo Sosa Sandoval Peru

Parceira nacional

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Equipe 

Coordenador de Internacionalização: Prof. Dr. Ir. Lucio Gomes Dantas

Analista de Relações Internacionais: Alicia de Souza Machado

Contatos

Sala R 200 – (Bloco Central – Acesso pelo corredor do bloco A)
(61) 3356 9795
cooperation@ucb.br

Skip to content