//

Conheça o SIBI

Apresentação

A história do Sistema de Bibliotecas (SIBI) se iniciou em 1975, quando foi criado o Banco do Livro, que proporcionou, aos estudantes da Universidade Católica de Brasília, o acesso a todas as obras que eram indicadas pelos professores, de acordo com as disciplinas dos cursos.

Em 1993, foi inaugurada a Biblioteca Central, subordinada à Reitoria, com a finalidade de prestar serviços de biblioteca e informações, necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da instituição, oferecendo ao público recursos para a obtenção de informações em diversas áreas do conhecimento e em diferentes formatos, tornando-os acessíveis a todos.

Desde que foi instituído, o SIBI disponibiliza mecanismos de apoio ao processo pedagógico, buscando implantar ferramentas utilizadas nas melhores bibliotecas universitárias do Brasil e do exterior a fim de fornecer aos seus usuários subsídios para embasamento de suas pesquisas e produção acadêmico-científica.

O SIBI também é responsável por reunir, organizar e preservar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica e também por incentivar a disseminação e o acesso aberto à produção da UCB.

O SIBI/UCB participa de redes de cooperação com instituições que produzem e/ou oferecem acesso à informação especializada. Conheça os nossos principais parceiros:

BIBLIOTECA CENTRAL

A Biblioteca Central localizada no Campus I, em Taguatinga, ocupa uma área de 4.197 m², distribuídos em andar térreo e pavimento superior. Dispõe de recursos computacionais formado por 59 computadores e dos seguintes espaços que podem ser usufruídos por estudantes de todas as unidades:

Setor de Periódicos
Disponibiliza para consulta e empréstimo mais de 1.400 títulos de periódicos nacionais e internacionais, impressos e eletrônicos.

Sala de Jogos
A Sala de Jogos é um ambiente lúdico que oferece jogos de tabuleiro e quebra-cabeças para entretenimento dos usuários da Biblioteca. O espaço é aberto para a comunidade acadêmica e externa e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

No local também funciona o Clube de Xadrez, que tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes da UCB por meio da prática do xadrez. Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Clube para acompanhar as atividades!

Acesse: Regras da Sala de Jogos

Sala Audiovisual
Destina-se à reprodução de materiais audiovisuais. Pode ser utilizada por grupos de estudantes de, no mínimo, 4 pessoas e também pela comunidade externa, via agendamento e cadastro. A chave deve ser retirada no Balcão de Atendimento.
Acesse: Normas para Uso da Sala Audiovisual.

Sala Inovativa*
Sala com capacidade para cerca de 50 pessoas. Dispõe de ar-condicionado, retroprojetor, quadro branco na parede, TV e 40 chromebooks para uso. Pode ser utilizada para aulas, treinamentos, palestras, reuniões, entre outros.

Sala e.e.cummings*
Disponível para apresentações, reuniões, treinamentos, entre outros.

*Para utilizar a Sala Inovativa ou a Sala e.e. cummings, é preciso entrar em contato com o Setor de Atendimento ao Usuário pessoalmente, pelo telefone (61) 3356-9020 ou pelo e-mail csu@ucb.br.

Espaços de Estudo em Grupo
A utilização das cabines para estudo em grupo atende, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Brasília. A Biblioteca Central possui 25 unidades com capacidade para 5 pessoas. Para utilizá-las, é necessário que dois componentes do grupo apresentem suas carteiras estudantis, ou espelhos de matrícula acompanhados dos documentos de identificação, no Balcão de Atendimento da Biblioteca até 30 minutos antes do encerramento do expediente.

Espaços de Estudo Individual
A Biblioteca dispõe de 264 mesas para estudo individual distribuídas nos dois pavimentos.

Espaço Esquina da Ciência
Espaço criado em parceria com a Embaixada Americana com diversos recursos e acervo exclusivo. Clique aqui e saiba mais.

Espaço para Exposições
Para utilizar o espaço de exposições, é necessário entrar em contato com a Biblioteca pessoalmente, pelo telefone (61) 3356-9235 ou pelo e-mail sdi@ucb.br.
Acesse: Regulamento para Realização de Exposições.

 

BIBLIOTECA DE CEILÂNDIA

A Biblioteca da Unidade de Ceilândia está localizada no Campus II, em Ceilândia, e o espaço dispõe de uma área para estudo individual, com 19 lugares, e uma sala de estudo em grupo, que comporta até 6 usuários. Há também 3 computadores para acesso ao catálogo e pesquisa em bases de dados.

Sara Mesquita Ribeiro
Bibliotecária Supervisora
CRB1/2814
E-mail: sara.ribeiro@ucb.br

Ariane Vieira de Paulo Silva
Bibliotecária
CRB1/2251
E-mail: arianes@ucb.br

Normas e Políticas

  • Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na Biblioteca.
  • É proibido fumar no interior da Biblioteca.
  • Não é permitido o uso de telefones celulares fora das áreas indicadas.
  • Não é permitida a entrada de animais no recinto da Biblioteca, exceto animais condutores.
  • Os usuários do SIBI devem manter o silêncio, respeitando o ambiente de estudo.
  • Os usuários também devem zelar pelo patrimônio da Biblioteca, evitando, por exemplo, colocar os pés nas cadeiras, riscar as mesas e cadeiras, danificar o material do acervo, entre outros.
  • É obrigatório a retirada dos materiais e pertences pessoais no momento em que o usuário deixar as dependências da Biblioteca.
  • A Biblioteca não se responsabiliza pelos materiais e pertences pessoais deixados ou esquecidos em suas dependências.
  • Os materiais esquecidos nas dependências da Biblioteca serão recolhidos e entregues ao Setor de Achados e Perdidos da Instituição.
  • Recomenda-se que os usuários não deixem materiais de uso pessoal sobre as mesas, pois a Biblioteca não se responsabiliza por extravios, roubos ou furtos.

Documentos:

Acervo

O acervo do Sistema de Bibliotecas (SIBI) é distribuído da seguinte forma:

Acervo Digital: livros, periódicos, teses e dissertações eletrônicas. Disponível por meio do site do SIBI. A coleção de livros eletrônicos conta com mais de 12 mil títulos das áreas de exatas, jurídica, letras, artes, medicina, saúde, pedagogia e sociais aplicadas.

Acervo Impresso: livros, folhetos, materiais audiovisuais, dissertações, teses, entre outros. É composto por mais de 200 mil volumes. Disponível para consulta local ou empréstimo. O acervo impresso é composto pelas seguintes coleções:

  • Referência: material de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias, guias e atlas. Disponível para consulta local.
  • Mapoteca: mapas, banners e pôsteres. Disponível para consulta local.
  • Midiateca: DVD, Blu-ray, audiolivros, entre outros. Disponível para consulta local e empréstimo por hora.
  • Coleções Especiais
    • Coleção UCB: material produzido pela comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Católica de Brasília. Disponível para consulta local.
    • Coleção Braille: livros e periódicos em Braille. Disponível para consulta local.
    • Coleção Padre Astério: livros e folhetos. Disponível para consulta local ou empréstimo.
    • Coleção Esquina da Ciência: livros, periódicos, DVD, Blu-ray e jogos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

O acervo impresso do SIBI está ordenado por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU). Na Biblioteca Central, para facilitar a localização dos livros nas estantes, os assuntos estão organizados por cores, conforme imagem a seguir:

CDU

Skip to content