Núcleo de Inclusão e Orientação Psicopedagógica – NIOP

O Núcleo de Inclusão e Orientação Psicopedagógica – NIOP, tem como objetivo desenvolver ações de apoio didático-pedagógico acessível, orientações acadêmicas baseada nos parâmetros da inclusão educacional de pessoas com deficiência, favorecer a implantação e manutenção de uma Política Institucional Inclusiva que possibilite o acesso e a permanência de estudantes com deficiência na Universidade Católica de Brasília.

Clique aqui e faça o pré-cadastro de atendimento no NIOP.

Gestora: Angélica de Lucas Gavaldão
E-mail: niop@ucb.br
Telefone:
3356-9724 ou 3356 9323
Localização: Câmpus I, Bloco Central (A), Sala A-004 (ao lado da papelaria KMIX Shop)

Conheça os projetos desenvolvidos pelo NIOP

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Apresentação dos equipamentos disponíveis no NIOP que garantem acessibilidade à nossa comunidade acadêmica.

Nos termos dos princípios gerais que estruturam a proposta institucional atual, têm se na proposta da Educação Inclusiva prevista pela Universidade Católica de Brasília a garantia da oferta institucional de estratégias de organização de um sistema educacional mais inclusivo, com práticas, atividades e orientações que fomentem o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais aos seus direitos, possibilitando com isso o seu desenvolvimento técnico e profissional mas em especial sua autonomia e protagonismo frente ao seu processo formativo.

Em linhas gerais, é importante que as ações do Núcleo visem assegurar estratégias e serviços que ofereçam condições de acessibilidade considerando o princípio da acessibilidade como as ações que garantem a igualdade de direitos e a equidade de oportunidade às pessoas com deficiência.
Para tanto é fundamental que as ações de acessibilidade contemplem diversos espectros, dentre eles a acessibilidade instrumental que tem por objetivo assegurar o acesso aos diferentes recursos de tecnologia assistiva considerando a avaliação prévia das necessidades de cada discente acompanhado pelo Núcleo. A utilização de tais recursos assistivos, assim como das adaptações necessárias visam tão somente reduzir ao máximo as dificuldades de acesso a ferramentas e instrumentos de estudo, trabalho e interação sociocultural para o discente no contexto da rotina acadêmica.

Acesso o documento com a relação dos equipamentos clicando aqui.

Por meio do NIOP, a Universidade Católica de Brasília promove ações de inclusão que visam à adaptação dos espaços físicos, conteúdos acadêmicos e mudança comportamental para que pessoas com deficiência possam usufuir de tudo o que a UCB oferece.