mar
Aula Magna

Aula magna de Direito tem presença de ministro Marco Buzzi

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio da Coordenação do curso de Direito, recebeu na última quinta-feira (17/03), o ministro Marco Buzzi, do Supremo Tribunal de Justiça, para a Aula Magna do curso de Direito da Universidade. O evento teve como tema “Mediação no contexto pós-pandemia”, onde o magistrado discutiu os reflexos da pandemia tanto na sociedade quanto nas implicações jurídicas dos contratos, das relações entre pessoas, empresas e também nas regulamentações, apresentando a nova designação da mediação de conflitos a partir deste contexto em que a Justiça foi inserida.

Para o ministro, “a realidade atual e o futuro que se anuncia exigem formar um novo operador do Direito, com uma nova mentalidade. O Poder Judiciário e a sociedade precisam potencializar instrumentos de autocomposição e utilizar a tecnologia como aliada nesse processo”. O ministro também defendeu que a política judiciária nacional de tratamento adequado aos conflitos de interesse é uma conquista irreversível da sociedade e que a mediação é a única alternativa concreta e mais eficaz à jurisdição contenciosa, bem como a crise do Judiciário.

ministro Marco Buzzi possui atuações importantes ligadas ao Movimento Nacional pela Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça. Foi Conselheiro Honorífico da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), foi coordenador Nacional do Movimento pela Conciliação de 2006 a 2009, por indicação da então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes. É autor do Programa Movimento pela Conciliação e responsável pela elaboração do seu projeto e manual originário, juntamente com a juíza de direito Mariella Ferraz (TJSP) e a juíza federal Germana Moraes, está então Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (2006).

Publicado por Lauana Damacena