mar
Foto: Rodrigo Eneas
Aula Magna

Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe designer Danilo Barbosa

Os calouros da UCB do curso de Arquitetura e Urbanismo puderam aprender um pouco sobre a sinalização de Brasília

O arquiteto e designer Danilo Barbosa, responsável por liderar a equipe que desenvolveu o projeto gráfico de sinalização de Brasília, ministrou, nesta quarta-feira, 11 de março, a Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Universidade Católica de Brasília (UCB), no auditório do Bloco M. O encontro foi aberto à comunidade e recebeu professores convidados, estudantes veteranos e calouros do curso. Os participantes receberam certificado e houve ainda espaço para sorteio de brindes.

Arquiteto pela UnB (1973) e designer gráfico autodidata, Danilo Barbosa foi professor da UnB (1979 – 2003) e arquiteto da Codeplan – Companhia de Planejamento de Brasília (1975-1979, 1982-2017). Na Codeplan: coordenador do Plano de Sinalização de Brasília (1976), hoje um ícone na identificação da cidade, cujo reconhecimento internacional ocorreu em 2012, quando uma peça do projeto passou a fazer parte do acervo permanente de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova Iorque.

Na área do design gráfico criou diversos símbolos e identidades visuais, planejou e coordenou diversas publicações, notadamente em sua atuação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde trabalhou de 1996 a 2003, como coordenador-geral da área editorial. Dentre os projetos gráficos destacam-se o símbolo do IBAMA (1990) e a logomarca vencedora do concurso dos 50 anos de Brasília (2009). A sinalização de edifícios também consistiu em atividade constante, tendo sido premiado na Bienal de Arquitetura de Brasília (1999) com o projeto para o conjunto arquitetônico do STJ. Em sua trajetória contou com a parceria dos arquitetos Carlos Troncoso, Matheus Gorovitz, Marisa Maass, Joe Rodrigues e Breno Rodrigues.

Publicado por Universidade Católica de Brasília