abr
Aula Magna

Representante do G20 participa de aula magna do curso de RI

Texto escrito pelo professor Gustavo Menon, coordenador do curso de Relações Internacionais na UCB.

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, na última terça-feira, dia 9, a aula magna do curso de Relações Internacionais, com o tema central “G20: desafios e possibilidades”.

O evento contou com a participação da coordenação do G20 Social no Brasil, o diplomata Pedro Simões, que compartilhou suas percepções e experiências sobre a dinâmica e os desafios enfrentados pelo grupo sob a presidência brasileira, que termina em novembro deste ano.

A mediação ficou a cargo do Prof. Dr. Gustavo Menon, coordenador do curso de Relações Internacionais na UCB, que enfatizou a importância de ter o G20 em um evento da UCB.

A Aula Magna sobre o G20 foi um marco importante para o curso, oferecendo aos alunos uma visão aprofundada sobre o papel do Brasil no G20 e as oportunidades de contribuição para a criação de um “mundo justo e um planeta sustentável”, lema da presidência brasileira no grupo.

Durante a atividade, Pedro Simões, do Itamaraty, destacou a agenda da política externa do Ministério das Relações Exteriores e pontou as três prioridades brasileiras para a presidência do G20, que são: combater as desigualdades em suas diversas dimensões, trabalhando para uma aliança global contra a fome; promover o desenvolvimento com transição energética e combater as mudanças climáticas; e reformar os mecanismos de governança global para uma maior representatividade nas principais organizações internacionais.

Além disso, o diplomata apresentou as trilhas e os grupos de engajamento do G20, indicando a realização da Cúpula de líderes prevista para o novembro de 2024.

Por fim, o evento contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito, com a colaboração do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da UCB e de todo o corpo docente e discente do curso, reunindo mais de 200 participantes durante a realização da atividade.

Publicado por Samuel Siqueira