Aula Magna

Presidente da OAB-DF fala sobre o papel da Ordem na sociedade

Nesta quarta-feira (19), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Jr., foi o convidado para ministrar a aula magna do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília. O tema do encontro foi “o papel da OAB na sociedade”.

Para o advogado, um dos aspectos mais importantes da atuação da OAB é o atendimento à sociedade em questões como saúde, educação, segurança, sistema carcerário e tantas outras áreas. A defesa dos cidadãos que não têm condições de arcar com custas advocatícias está incluída no papel social da previsto na Constituição como “essencial à administração da justiça” no país, explica Délio. “Acima de tudo, o que eu gosto de destacar na Ordem, no nosso dia a dia, é que a gente faça tudo com amor. Esta é uma palavra que eu gosto de destacar sempre.”

Délio aproveitou a aula para relembrar os tempos de estudante de Direito. Compartilhou fatos marcantes de quando fez estágio no Ministério Público do Distrito Federal e na Defensoria Pública e a trajetória que o levou a se tornar professor universitário e ao cargo atual na OAB. As histórias servem de incentivo para que os estudantes se dediquem à vida acadêmica e profissional para alcançarem os objetivos de vida. O reitor da UCB, professor Carlos Longo, também ressaltou que a experiência universitária é “uma das mais importantes da vida. Na universidade eu namorei, me casei, empreendi e abri negócios”. Carlos destacou que a escolha da carreira é particular. “Alguns aqui são futuros advogados, outros vão prestar concursos públicos”, mas a dedicação e o compromisso são os fatores que farão a diferença.

Publicado por Samuel Siqueira