abr
Pós-Graduação

Pesquisadora recebe prêmio por dissertação sobre Gestão Pública

Em agosto de 2022, foi defendida uma dissertação do Programa Stricto sensu em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília que agora recebe o prêmio SBAP 2023 de Teses & Dissertações da Sociedade Brasileira de Administração Pública. A pesquisa de Tatiana Coelho Queiroz Isidro, intitulada “Modelo de práticas de gestão de laboratórios de inovação no setor público”, propõe um modelo revolucionário para a gestão de Laboratórios de Inovação no Setor Público (LISPs).

Segundo a autora, o modelo organiza 630 práticas em sete dimensões, abrangendo desde Governança e Estratégia até Gestão de Indicadores para inovação. Esse modelo é direcionado para a concepção, estruturação, gestão e governança de iniciativas para inovação em governos, especialmente aqueles enfrentando desafios complexos.

“Este prêmio reflete um esforço coletivo e uma trajetória de muita aprendizagem e troca de conhecimentos com meus orientadores, professores e colegas participantes do mestrado. Agradeço especialmente aos meus orientadores, Prof. Hércules Antonio do Prado, Prof. Gilberto Clóvis Josemin e não posso deixar de reconhecer o papel inspirador da Professora Ana Paula Bernardi (UCB) e do Prof. Antonio Isidro, da UNB”, afirma.

A pesquisadora compartilhou sobre sua jornada acadêmica, marcada por desafios pessoais significativos, incluindo uma série de cirurgias na coluna em 2020 e um parto complicado no ano seguinte. Mesmo diante dessas dificuldades, ela persistiu e concluiu seu projeto de pesquisa, contando com o apoio contínuo de professor orientador, Dr. Hércules Antonio do Prado.

Profissionalmente, a pesquisadora acumula uma experiência de 27 anos em tecnologia da informação, com 11 anos dedicados ao setor público, incluindo sua atuação atual como analista de negócios no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Essa experiência prática no setor público foi fundamental para embasar sua pesquisa e desenvolver um modelo de gestão que aborda desafios reais enfrentados pelos órgãos governamentais.

O reconhecimento da SBAP destaca não apenas a excelência acadêmica da pesquisadora, mas também a relevância e urgência do tema da inovação no setor público.  “Este reconhecimento da SBAP reforça a importância de persistirmos na busca por soluções inovadoras que atendam às necessidades da sociedade e melhorem a qualidade dos serviços públicos e da vida dos brasileiros. Espero que este prêmio sirva como estímulo para futuros pesquisadores na área de Administração Pública, reforçando a importância da inovação como vetor de mudança e desenvolvimento no setor público”, diz Tatiana.

O prêmio recebido é um testemunho do potencial transformador da pesquisa acadêmica aplicada à gestão pública, destacando a importância de persistir na busca por soluções que impulsionem o desenvolvimento e a eficiência dos serviços públicos no Brasil.

Publicado por Lorenna Kuroda