Acadêmico

Início do semestre: Acolhida aos calouros marca a jornada na UCB

Apitos, tinta na pele e olhos brilhantes. O início das atividades acadêmicas para os calouros da Universidade Católica de Brasília (UCB) ocorreu na segunda-feira (04). O cenário engloba a presença dos novos estudantes nas modalidades Presencial, Semipresencial e Ensino a Distância (EaD), nos cursos de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu – que compreende programas de especialização – e Stricto Sensu, agregando os Programas de Mestrado e Doutorado.

Durante o dia, a recepção aos estudantes das modalidades Presencial e Híbrida ocorreu em dois momentos: a partir das 9h e das 19h, para os alunos dos turnos matutino e noturno, respectivamente, no Campus de Taguatinga. E, nesta quarta-feira (06), haverá o encontro no Campus de Ceilândia.

Decolagem no futuro

Natural de Barreiras/BA, Julia Schmidt, 18 anos, chegou a Brasília no final de janeiro. Decidiu morar na capital para cursar Relações Internacionais (REL) na UCB. Novos ares, rotinas e percursos. Tudo é novidade. “Estou morando perto da universidade. Os meus pais vieram comigo, mas vou morar sozinha aqui. Estou ansiosa para começar o curso”, abordou, ao destacar a hospitalidade da UCB. “Percebi que as pessoas daqui são atenciosas”, disse.

Segundo ela, além do reconhecimento nacional da instituição, soube da qualidade do ensino por meio de pessoas próximas, que passaram boas referências. “Uma das questões que também me motivou a vir para cá é que na minha cidade não tem o curso de REL, e ouvi esse retorno positivo. Estava me organizando para essa mudança desde o ano passado”, relatou Júlia, que ingressa na UCB por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Entre trocas culturais

Antes da abordagem dos estudantes no Teatro Católica, no Bloco Central, Júlia fez amizade com as calouras Juliene Moraes, 20 anos, que também veio de outra cidade, e com a Joyce Miranda, 21 anos, moradora de Ceilândia. Cada uma matriculada em áreas distintas, mas todas com alta expectativa.

“Não vejo a hora de começar o curso de Psicologia. Ao terminar o Ensino Médio, com 17 anos, passei a ajudar ao meu pai no negócio dele, em Pirassununga/SP. Depois, resolvi seguir o meu caminho, por meio da escolha de trilhar nesta área”, contou, ao destacar que conheceu a UCB por meio do namorado, que também estuda na instituição. “A experiência está sendo bem legal. E o espaço da universidade é muito verde. Gosto muito disso. As pessoas ao meu redor estão sendo acolhedoras. Estou me sentindo bem”.

Para Joyce Miranda, a entrada no curso de Ciências da Computação é a realização de um sonho. “Penso nisso, nessa possibilidade, desde que estava no Ensino Médio. Consegui entrar aqui com a minha nota do ENEM. Saber ainda que a universidade é a melhor particular do DF e do Centro-Oeste é um grande orgulho”, garantiu.

Da escola à graduação

Amigos do Colégio Católica de Brasília desde 2019, João Paulo Albuquerque, 17 anos, e Heitor Romão, 18 anos, estudaram na mesma sala nos últimos quatro anos, e ingressam juntos na graduação, mas em cursos diferentes. “Já conhecemos o Campus. A gente se sente em casa, pois sempre passamos por aqui durante a semana, fora do horário de aula do colégio. Agora, um novo ciclo inicia”, destacou João.

Ele contou que escolheu o curso de Ciências da Computação há dois anos, levando em conta a afinidade com a área e as oportunidades do mercado de trabalho. “É uma sensação muito boa de iniciar esta nova etapa na minha vida. Parece que não dá para imaginar direito como será daqui para frente. Estou muito feliz e animado”, conta, ao apontar a habilidade com computadores, a chance de atuação em regime home office, futuramente, e o gosto pelo acompanhamento dos avanços tecnológicos.

Estudante do Colégio Católica desde o 4º ano do Ensino Fundamental, Heitor lembrou que ouvia comentários positivos acerca da universidade, no ambiente escolar, o que motivou a escolha de estudo na UCB. “Começo agora a cursar Nutrição, também influenciado pelos meus pais, que são nutricionistas. Criei uma paixão pela área”, ressaltou, ao confessar que pretende seguir a caminhada esportiva. “Sou atleta e faço atletismo há três anos. Ainda quero cursar Educação Física quando terminar Nutrição”, afirmou.

Campus cheio

“É uma alegria imensa recebê-los aqui. Vocês estão entrando em uma universidade, que possui inúmeros projetos em andamento, como os de pesquisa, além de ações e extensão sociais, residências profissionais e atividades práticas. O mercado de trabalho começa na universidade”, proferiu o reitor da UCB, Carlos Longo, ao recomendar que os estudantes circulem no Campus, explorem o espaço e se desenvolvam. “O futuro começa agora. Estamos comprometidos com o futuro de vocês”, complementou.

No início da acolhida, a professora Nilza Martinovic, coordenadora do Projeto de Relações Estudantis (PRELEST), ressaltou a grandeza da universidade, que será descoberta no percurso do dia a dia. “Aos poucos, vocês vão conhecer e entender tudo o que é importante. Aproveitem ao máximo”, orientou.

Após a exibição do vídeo institucional, com abordagem dos 50 anos da universidade, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma reflexão acerca do ato de inspiração e do compartilhamento de boas ações com as pessoas ao redor, orientada pelo Analista de Pastoralidade da UCB, Álvaro Loureiro. Na sequência, o talk show de boas-vindas contou com a presença da Pró-Reitora Acadêmica, Adriana Pelizzari; do Pró-Reitor Administrativo, Weslley Sepúlvida; e do Pró-Reitor de Educação a Distância, Fellipe Zaremba. A condução do momento foi feita pelo professor Gidalti Guedes, Coordenador de Formação Continuada Docente.

Publicado por Bárbara Fragoso