//
2024
fev
07
Acadêmico

Prepare-se para a colação de grau

A Universidade Católica de Brasília informa que as cerimônias de colação de grau dos estudantes concluintes do segundo semestre de 2023 já tem data marcada, conforme calendário abaixo. Esse momento representa um marco para toda a comunidade acadêmica, especialmente para os formandos.

A participação na colação de grau é obrigatória para a obtenção do diploma. Existem dois tipos de solenidades:

Colação coletiva: voltada para estudantes que desejam comemorar com a família e amigos.

Colação antecipada: caso o estudante deseje algo mais discreto, há a opção de participar da colação antecipada. Nesta opção, apenas o estudante poderá participar.

Para colar grau, o estudante precisa seguir quatro passos. O primeiro deles é verificar se há alguma pendência acadêmica com a Universidade. Os requisitos são:

  • Ter concluído todas as disciplinas.
  • Estar com o status de formado no sistema acadêmico.
  • Verificar se a documentação está completa no Portal do Estudante.
  • Entregar cópias frente e verso do RG e CPF, além do histórico e certificado do Ensino Médio.
  • Caso o estudante tenha alguma graduação anterior, é necessário providenciar cópias do diploma e do histórico da graduação anterior.
  • Se houver alguma pendência, é necessário encaminhar os documentos pelo Portal. Confira o tutorial clicando aqui.
  • Concluir as horas complementares necessárias.
  • Ter realizado o ENADE, se tiver sido convocado.

Se o estudante estiver com a situação acadêmica regularizada, o próximo passo é solicitar a colação de grau junto à UCB.

O segundo passo é solicitar a participação.

Colação coletiva: a solicitação precisa ser feita na UCB, pelo Portal do estudante, de 5 a 9 de fevereiro. É preciso solicitar também à G3 Formaturas, até o dia 20 de março. Caso o aluno deseje parcelar o pagamento, o prazo de solicitação termina em 19 de  março. O link da G3 será enviado por e-mail aos estudantes aptos.

Colação antecipada: a solicitação é feita pelo Portal do Estudante. As datas estão no calendário acadêmico.

Estudantes da EaD residentes no Distrito Federal poderão participar da colação no Campus Taguatinga. Os de outros estados colarão grau nos respectivos polos.  Para quem não puder comparecer ao polo, a UCB enviará uma procuração por e-mail para que o aluno autorize a assinatura da ata de colação pela Secretaria Acadêmica.

O terceiro passo é aguardar a data da formatura. A colação antecipada é realizada de acordo com as datas do calendário acadêmico, enquanto a festiva acontecerá entre 1º e 5 de abril.

Por fim, o quarto passo é opcional e exclusivo para os participantes da colação festiva. A G3 Formaturas promoverá o Family Day, para os formandos serem fotografados com familiares e amigos. É importante frisar que não é permitido entrar com pets. Será no dia 2 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Bloco K, Campus Taguatinga.

Para mais informações, consulte o Manual do Formando.

Publicado por Samuel Siqueira
Skip to content