Acadêmico

Estudantes visitam Planalto e se encontram com ministro Padilha

Nos dias 4 e 5 de março, durante as atividades de acolhida aos estudantes, alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito fizeram uma visita técnica monitorada ao Palácio do Planalto com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os trabalhos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do Governo Federal.

Durante a atividade interdisciplinar, organizada pelo Prof. Dr. Gustavo Menon, foi possível testemunhar a assinatura do projeto de lei que regulamenta o trabalho de transporte por aplicativos por parte do presidente da República. Além disso, os alunos da UCB foram recebidos pela equipe do Ministro Alexandre Padilha, que explicou as funções dos órgãos de governo localizados no Palácio do Planalto, como a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), as atividades da Secretaria Geral da Presidência da República, a atuação da Casa Civil, além das próprias atividades da SRI.

Os alunos e alunas também puderam circular pelos espaços do Palácio, conhecendo um pouco mais das atividades do poder executivo brasileiro. O Prof. Dr. Vitor Emanuel Marchetti, assessor especial da SRI, e os servidores Fátima Christine, Nicolau Beltrão e Humberto Tobé, acompanharam os discentes durante a realização da atividade.

Patrimônio e memória

Vale ressaltar que o projeto “Museus, Patrimônio e Direito à Memória no Distrito Federal”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Brasília, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), realiza visitas técnicas formativas nos espaços de patrimônio e memória da cidade, buscando fomentar reflexões e debates sobre a necessidade de democratização dos espaços públicos na capital federal. Entre as instituições visitadas até aqui estão o Museu da República, o Itamaraty, o Congresso Nacional, o Memorial dos Povos Indígenas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, agora, o Palácio do Planalto.

Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

Publicado por Samuel Siqueira