fev

UCB recebe professor da Itália para aula magna de gerontologia

O Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, em colaboração com a Rede de Programas Interdisciplinares do Envelhecimento (REPRINTE), promoveu uma aula magna com o Professor Dário Gregori, da Universidade de Pádova (Itália), em 19 de fevereiro, com o tema “Pesquisa de Aprendizado de Máquina na Gerontologia”.

Com mais de 25 anos de experiência em biostatística, epidemiologia e ciência, o professor Dario atualmente lidera e coordena atividades de ensino e pesquisa como coordenador do Programa de Doutorado em Medicina Especializada em Translação na Universidade de Pádova. Também é diretor do Programa de Estágio em Estatística Médica e Biometria na mesma instituição.

A vinda do Prof. Dário Gregori decorreu após um convite feito por meio de um edital da própria instituição. Ele foi selecionado para participar de um programa de intercâmbio de professores, o que o levou a escolher a UCB e a Universidade Estadual de Bahia (UNEB) como instituições de destino no Brasil. “A escolha do professor Dario se deu pelo seu reconhecido trabalho na área de estatística, epidemiologia, e ciências, bem como sua experiência em pesquisas relacionadas ao envelhecimento humano”, esclareceu Dr. Henrique Salmazo, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da UCB.

Segundo a Comissão de Internacionalização do PPGG, composta pelo Prof. Dr. Vicente Paulo Alves, Profa. Dra. Alessandra Oliveira, Prof. Dr. Alexandre Franco Miranda e o Prof. Salmazo,  a expansão das pesquisas em Gerontologia é de suma importância para o Brasil, especialmente considerando o rápido envelhecimento da população e a necessidade de desenvolver soluções para lidar com as consequências desse fenômeno em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A UCB tem buscado fortalecer a área de Gerontologia por meio de parcerias com pesquisadores e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior.

A vinda do Prof. Dario e a colaboração entre as instituições de ensino de Brasília e de Pádova representam uma oportunidade única para o fortalecimento da área de Gerontologia na UCB e para o avanço das pesquisas e inovações tecnológicas voltadas ao envelhecimento saudável e ativo.

Assista a aula aqui.

Publicado por Lorenna Kuroda