Estudantes de Enfermagem visitam universidade na Alemanha

Stéphany Ribeiro e Leandro Freitas, estudantes de Enfermagem, já estão na Alemanha, dando início a uma jornada para conhecer a formação de enfermeiros em uma das mais prestigiadas universidades da comunidade europeia. A viagem, realizada em parceria com a Universidade de Medicina de Göttingen (UMG), teve início em 10 de março e se estenderá até o dia 15 do mesmo mês.

Durante a estadia na Alemanha, os estudantes terão a oportunidade de encontrar-se com enfermeiros alemães e brasileiros que residem e trabalham no país europeu, trocando experiências. Encantados com a oportunidade, Leandro e Stefany compartilharam suas impressões positivas, enquanto a coordenadora do curso de Enfermagem, Daniella Pedrosa, demonstrou grandes expectativas em relação à parceria que a UCB está estabelecendo com a UMG.

Ao comentar sobre a viagem, Stéphany ressaltou a importância da experiência. “Eu sei que o que faz alguém se tornar um bom profissional são as vivências. Não tenho dúvidas de que esta oportunidade será um marco. Conhecer a estrutura, o funcionamento e a dinâmica de um lugar diferente nos capacita e enriquece nosso conhecimento”, acrescentou.

Para Leandro, ser estudante da UCB e participar deste projeto representa uma vantagem competitiva. “Sinto-me muito orgulhoso de fazer parte de uma instituição como a UCB, é um grande privilégio estar na única universidade privada do DF e a única no Brasil a ter essa parceria com a UMG. Agora, além de uma formação excelente para atuar em nosso país, teremos a oportunidade de obter uma dupla certificação na Alemanha”, celebrou.

Parceria com a Alemanha

Essa iniciativa, que surgiu como parte de um projeto de colaboração entre a UCB, embaixada da Alemanha e a UMG iniciado em 2023, com intercâmbio de visitas de representantes da UMG ao Brasil e visita do Reitor da UCB e da Profa. Rossana Balestra, gestora do escritório de Relações Institucionais e Mercado da UCB. Essa parceria com a UMG representa um passo importante para os estudantes de Enfermagem da UCB. A partir desse acordo, os estudantes que possuem proficiência comprovada na língua alemã poderão realizar uma residência de seis meses no hospital universitário da UMG e obter a dupla certificação UCB/UMG, que oferece internacionalização e uma vantagem significativa para suas carreiras profissionais.

A Profª Adriana Pelizzari, pró-reitora acadêmica da UCB, destaca que essa parceria com a Alemanha está alinhada com a visão de transformação da universidade em um hub de saberes, preparando os alunos para as futuras demandas do mercado. A viagem internacional proporciona uma experiência enriquecedora para os estudantes, que têm a oportunidade de vivenciar uma nova realidade e valorizar ainda mais sua formação.

Como parte da preparação para este novo acordo com a UMG, a UCB adaptou a matriz curricular do curso de Enfermagem para atender às normas da Alemanha, aumentando a carga horária e enfatizando aspectos práticos do curso. Além disso, os alunos que optarem por participar do processo de dupla certificação com a Universidade de Göttingen terão aulas de alemão e serão submetidos a um teste de proficiência na língua.

Com o sucesso deste projeto no curso de Enfermagem, a UCB planeja expandi-lo para outras graduações, oferecendo a oportunidade de dupla certificação com parcerias com universidades na Suíça e nos Estados Unidos em discussão para outros cursos da UCB.

Publicado por Lorenna Kuroda