fev
Pastoralidade

Santa Missa celebrada na UCB marca o início da Quaresma

Na manhã desta sexta-feira (16), os educadores da Universidade Católica de Brasília participaram da Santa Missa de início do tempo quaresmal, com a abertura da Campanha da Fraternidade de 2024, na Capela do Bloco Central. A celebração foi presidida pelos padres Isaac Celestino, coordenador de pastoralidade do Colégio Católica de Brasília, e Geraldo Adair, presidente do Conselho de Administração do Grupo da União Brasileira de Educação Católica (UBEC).

“A Igreja Católica convida neste tempo a três práticas, incluindo oração, caridade e jejum”, destacou o padre Isaac, ao apontar a necessidade de reflexão acerca de da oração diária, feita de coração, com entrega e confiança em Deus. “Que seja feita a Tua vontade. É o que devemos dizer”, orientou, ao ressaltar que o tempo é propício para o amadurecimento de atitude.

Segundo o sacerdote, a observação da caridade agrega a relação com as pessoas ao redor, levando em conta o diálogo e a escuta constantes. Na sequência, a terceira prática, que é o jejum, compreende o entendimento do desprovido. “Precisamos pensar sobre o autocontrole acerca das nossas vontades e o que conseguimos ficar sem. E, por meio do jejum, devemos partilhar com o outro aquilo que ele não tem”, complementou.

Reflexão e recolhimento

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23,8), a Campanha da Fraternidade completa 60 anos. Nesta edição, a campanha foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti assinada em outubro de 2020, na cidade de Assis, pelo Papa Francisco.

O lançamento oficial da campanha ocorreu na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, na Quarta-feira de Cinzas (14). Com a duração de 44 dias, a Quaresma encerra na Quinta-feira Santa, no dia 28 de março. O recolhimento perdura até a Páscoa, data de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

“Na Quaresma fazemos a experiência da ressureição. Devemos enterrar os vícios, os pecados de estimação e emergirmos a partir das virtudes”, apontou o padre Geraldo Adair, indicando que a Campanha colabora para a conversão social. “Que este espaço de educação possa despertar em nós uma amizade sincera”, acrescentou.

Formação
A UCB recebeu a formação da Campanha da Fraternidade 2024, promovida pela Arquidiocese de Brasília, no sábado (03/02). O evento ocorreu no auditório da universidade, com a presença dos bispos, de padres e representantes das diversas paróquias, pastorais, movimentos e serviços que atuam na Arquidiocese. Estiveram presentes o Cardeal Paulo Cezar Costa; o bispo auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo, SAC; o bispo auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo, SAC;  e o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Eduardo Peters.

Publicado por Bárbara Fragoso