Jubileu

Católica de Brasília: 50 anos transformando histórias

A Universidade Católica de Brasília (UCB) fez aniversário no último dia 23 e realizou uma série de atividades para comemorar os 50 anos da instituição. Uma missa foi celebrada na Catedral de Brasília na terça-feira (19). Nos dias 20 e 21, os estudantes de Taguatinga e Ceilândia concorreram a ingressos para a Campus Party Brasília e outros prêmios em ação realizada pela Rádio JK. Na sexta-feira (22), houve o lançamento de um livro de crônicas sobre 50 pessoas que tiveram as histórias transformadas pela UCB. Por fim, uma sessão solene foi realizada na Câmara Legislativa do DF na quarta-feira (27). Além desses eventos, a Biblioteca Central, no Campus Taguatinga, apresenta até 30 março uma exposição com fotografias históricas e contemporâneas da universidade.

O ponto alto das comemorações foi o lançamento do livro Jubileu de Ouro – Universidade Católica de Brasília: há 50 anos transformando histórias – crônicas, da jornalista e escritora Nathália Coelho da Silva. A publicação conta as histórias de 50 pessoas que passaram pela UCB nas últimas cinco décadas. Há relatos sobre quem já foi, ou ainda é, estudante, colaborador e atendido pelos projetos de extensão da Católica. O livro fala sobre famílias que nasceram e cresceram dentro dos muros da universidade. Profissionais que construíram carreiras e mudaram de vida graças à Católica.

A própria autora, Nathália, é jornalista, filha de professora e sobrinha de economista. Todas formadas pela UCB em uma história que começou para elas na década de 1970 e ainda não terminou. Afinal, Nathália é estudante de Letras na Católica EAD. No discurso de lançamento, a escritora relembrou emocionada do processo de produção do livro. “Eu vivi histórias de esperança, vivi histórias de luz, de renovo, vi propósitos se transformarem em pesquisas acadêmicas, vi várias pessoas que, aparentemente, pelos olhos julgadores da sociedade, não tinham um futuro, construírem um futuro nesta universidade”, contou.

Leia o livro aqui.

O reitor da UCB, professor Carlos Longo, destacou que a Católica é uma universidade “sem muros”, no sentido de que está aberta à comunidade que transita pelo campus e participa de atividades de extensão e pesquisa. A expressão diz respeito também ao fato de que a UCB se tornou “hub de saberes, que conecta, ensino, pesquisa e extensão com o mercado e com a sociedade”, para garantir a empregabilidade dos estudantes e contribuir para a transformação social.

Ação de Graças

Na missa, celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo, falou-se a respeito da importância da UCB na sociedade brasiliense, não apenas como instituição de ensino superior, mas como centro de pesquisa que causa forte impacto social. O sacerdote destacou também o papel evangelizador da Católica “por meio do atendimento à comunidade, especialmente aos mais humildes, que se beneficiam de programas e projetos oferecidos pela universidade”.

O bispo lembrou que um dos significados da palavra universidade é “comunidade” e por isso é necessário dar valor a todas as contribuições que, juntas, tornaram a Católica o que ela é hoje. Não apenas professores, estudantes e colaboradores, mas também os pacientes das clínicas-escolas e aqueles que se oferecem como voluntários para estudos e pesquisas. “Nós estamos reunidos para celebrar os 50 anos da universidade em todos aqueles que, de um modo ou de outro, se envolvem com ela”, completou.

Sessão solene

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) propôs uma sessão solene na Câmara Legislativa do DF em homenagem ao Jubileu de Ouro. Ele recordou do tempo em que era estudante de Física da UnB. Naquele tempo, a Católica fazia parte da vida dele por conta das atividades acadêmicas e do movimento estudantil, do qual fazia parte. “Convivi muito no campus da Católica, nas lanchonetes, conversando com os estudantes”, relembra. “Fiz vários colegas, amigos, companheiros, alguns estão aqui hoje.” Para o deputado, a UCB tem importância fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal, especialmente para a região de Taguatinga, onde está o maior e mais antigo campus.

Pe. Geraldo Adair da Silva, conselheiro presidente da a UBEC (União Brasileira de Educação Católica), mantenedora da Católica, falou ao plenário que as cinco décadas da UCB representam “um testemunho de compromisso, evolução e impacto duradouro na sociedade, pautado em sólidos valores cristãos e em um inabalável compromisso social”.

Na solenidade, foram entregues moções de louvor a personalidades que fizeram a diferença na Católica. Foram 14 homenageados, entre professores, estudantes, colaboradores e representantes de instituições parceiras.

Envolvimento dos estudantes

A exposição UCB 50 Anos: retratos e memórias, montada no hall da Biblioteca Central, no Campus Taguatinga, recebeu fotografias de membros da comunidade acadêmica, especialmente estudantes, para retratar a vida no campus. São 50 imagens, sendo que 35 delas são contemporâneas e o restante é composto por fotos históricas.

Outra atividade preparada para celebrar com os estudantes foi a ação com a Rádio JK, que esteve presente nos campi Taguatinga e Ceilândia nos dias 20 e 21 de março. Os alunos responderam a um quiz com perguntas sobre a história da universidade. Quem acertava era premiado com ingressos para a Campus Party Brasília, evento apoiado pela UCB. Outros prêmios incluíam entradas de cinema e brindes diversos. Todos que compareceram à ação receberam bownies personalizados com a marca do Jubileu de Ouro.

Publicado por Samuel Siqueira