Congresso

Pesquisadoras da UCB participam de Congresso na Argentina

A Universidade Católica de Brasília e o Projeto de Pesquisa DIGIMITOS, da instituição, foram representados no IX Congresso Internacional AsAECA na Argentina, organizado pela Associação Argentina de Estudos Cinematográficos e Audiovisuais. As pesquisadoras Kelly Cristina Lima Cardoso e Tainah Moreira, ambas do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, apresentaram o trabalho “As formas do mito nas animações seriadas: contribuição ao letramento digital”, no bloco “Narrativas, técnicas y formas constructivas de la animación”. O encontro ocorreu entre os dias 12 e 15 de março, cuja preparação ficou a cargo da Faculdade de Filosofia e Letras e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.

A mestra Kelly Cristina considera a experiência da participação no Congresso um marco. “Na esfera particular, uma emancipação física, visto que, do início do mestrado até o presente momento, todas as minhas participações em eventos dessa natureza foram remotas. A importância de estar presente em algum lugar acaba se isolando em meio às rotinas. Presente, de corpo e de mente, a ideia volta a ocupar lugar de importância. Se fortalece pelo contato físico, pelos  processos de diálogo e escuta”, destaca.

Em relação ao olhar acadêmico, Kelly percebe com alegria a confirmação de que “outras bolhas fazem o mesmo movimento intelectual”, ao expressar que “os estudos e discursos aparentemente fazem um movimento de prestar mais atenção à visão holística dos processos, em cada área, em cada produção”, aponta. De acordo com ela, existia uma tendência a ter uma visão mais global de tudo. “Compreender a interdependência dos processos, a transversalidades de áreas que se cruzam: cinema, animação, audiovisual, publicidades, economias criativas. Visões integradas e que, sistematicamente, pensam no movimento e no desenvolvimento”, complementa.

Imersão

Para a mestranda Tainah Moreira, o Congresso e a viagem à Argentina proporcionaram a oportunidade de aprofundamento no conhecimento da cultura local do país. “Foram apresentados temas de grande relevância e estudos que divergem da nossa realidade, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e um diálogo enriquecedor com outros pesquisadores latino-americanos”, ressaltou.

Segundo ela, a experiência ampliou a percepção sobre a diversidade cultural e as possibilidades de investigação. “Um aspecto que particularmente capturou minha atenção foi a ênfase, por parte da maioria dos trabalhos apresentados em nossa seção de pesquisa, na ideia de que o meio acadêmico deve contribuir de volta à sociedade. Foi, sem dúvida, uma experiência única e enriquecedora, que recomendo vivamente a todos os acadêmicos experimentarem ao menos uma vez”, complementa.

DIGIMITOS

Liderado pela professora Florence Dravet, o projeto DIGIMITOS, financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e CNPq, faz parte das atividades do grupo de pesquisa Travessias – Transdisciplinaridade e Criatividade, na UCB. Ao longo de dois anos, a equipe de pesquisa investigou como o mito – enquanto pensamento, mas também enquanto potência arquetípica manifesta em suas diversas mitologias – se apresenta nas narrativas audiovisuais digitais seriadas em animação.

Os pesquisadores analisaram narrativas seriadas a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas à disposição na cultura digital, incluindo plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimídia e transmídia, estruturas complexas, entre outras. O grupo também é composto pelos pesquisadores Amanda Gabriele da Silva, Samara Oliveira Leite Bandeira, Guilherme Siqueira da Costa.

A líder Florence Dravet é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília (2011).

Saiba mais sobre o projeto DIGIMITOS:

Site: https://digimitos.com/

Instagram: www.instagram.com/digimitos/