nov

Novembro azul: o homem não é somente próstata

Artigo escrito por Clayton Franco Moraes, professor do Curso de Medicina e da Pós-graduação em Gerontologia da UCB. É médico, membro titular remido da Sociedade Brasileira de Urologia e da Confederação Americana de Urologia. É doutor em Ciências Médicas e Pós-Doutorado pela USP.

O Novembro Azul surgiu em forma de campanha inspirada pelo Movember, movimento internacional que tem como objetivo arrecadar fundos para o financiamento de projetos destinados à saúde do homem. O preconceito, a vergonha e barreiras culturais ainda mantêm os homens longe dos consultórios médicos.
O mês de novembro foi escolhido porque dia 17 de novembro é o dia mundial de combate ao câncer de próstata.
A incidência do câncer de próstata teve um aumento significativo com a introdução do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) após a década de 1990. É o segundo tipo de neoplasia mais frequente nos homens. A projeção de incidência de câncer de próstata no ano de 2023 é de 71.730 novos casos (INCA), e o número de homens que morreram devido a doença em 2021 foi 16.300, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Fatores de risco

Observa-se uma relação clara entre a idade e o aumen¬to na incidência de câncer de próstata. O risco também é elevado em famílias nas quais o ascendente (pai ou irmãos) teve a doença. Existe, também, a relação da herança genética na etiopatogê¬nese da doença. Homens negros têm uma taxa maior em relação a homens brancos ou asiáticos.
Prevenção
Indivíduos de risco são os que mais podem se benefi¬ciar da prevenção, devendo ser considerados idade, PSA, etnia, história familiar, dieta e exposição ambiental, as¬sim como fatores genéticos no momento da orientação do paciente.
As estratégias de prevenção da doença podem ser exames médicos periódicos, medidas dietética, redu¬ção da ingestão de gordura e atividades físicas regulares.

Sintomas

A maioria dos pacientes em estágio inicial não apresentam sintomas. Os sintomas mais comuns que podem surgir são:

• Dificuldade de urinar
  • Sangue na urina
  • Sangue no esperma
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da história clínica, exame de sangue (PSA) e do toque retal, e deve ser feito a partir dos 50 anos por todos os homens e a partir dos 45 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer da próstata na família. No entanto, a confirmação da doença é através da biópsia da próstata.
Se o diagnóstico de câncer for confirmado pela biópsia, deve-se definir qual tratamento será instituído.

Detecção precoce

Grupos como os negros, pacientes com história familiar presente ou com ascendentes jovens com câncer devem ser encorajados a realizar avaliação anual com exame de toque retal e PSA para que possam ser diagnosticados e tratados. A detecção precoce deve ser oferecida a pacientes que desejam a investigação da doença.

Tratamentos

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos): cirurgia ou radioterapia. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

Publicado por Samuel Siqueira