Exposição traz a essência artística do mineiro D’Eli

A Biblioteca Central da Universidade Católica de Brasília recebe em setembro a exposição “Mergulho na alma D’Eli”, do artista plástico Eli Batista Soares. As obras ficarão expostas até 30 de setembro e a entrada é gratuita. A mostra traz pinturas em acrilismo com uma mistura de outras técnicas. D’Eli, como o pintor assina suas telas, explica que não é possível definir o seu trabalho como abstrato, figurativo ou contemporâneo. “Eu passo por muitas fases. Gosto de experimentar, pesquisar novos estilos, demonstrar nas telas o que estou sentindo naquele momento. As telas me permitem ser criativo e expressar os meus sentimentos naquele momento. São sempre artes únicas.”

Em suas obras podem ser encontradas cores vivas, colagens, formas, relevos e muita sensibilidade. “Gosto de captar a dinâmica de um momento, a energia do local onde estou pintando, a natureza. Meu objetivo é que as pessoas contemplem as artes com tempo e olhar atento”, resume. O pintor busca inspiração em artistas como Van Gogh, Pablo Picasso, Kali e o brasileiro Romero Britto. Entre inspiração e criação, D’Eli desenvolveu o seu próprio estilo.

Sobre o artista

D’Eli divide os dias entre o trabalho como empregado público e o grande amor pela arte. Mineiro de Belo Horizonte, chegou em Brasília em 1977. Na cidade dos traços marcados e do céu infinitamente azul, Eli se encantou pela pintura, pelas cores e pelas telas. Desde então, nunca mais saiu da capital federal.

Autodidata, começou a fazer desenhos e pinturas na década de 90, depois de visitar uma exposição no Banco do Brasil. “Fiquei encantado com as cores e as formas das artes de grandes mestres”, lembra o artista. Pouco depois, em 1996, pintou o seu primeiro quadro. “Fiz com tinta de automóvel, pois eu li que os grandes artistas usavam meios alternativos, como gema de ovo, terra, cascas de árvores e óleo de linhaça para conseguir efeitos e cores incríveis nas telas”, revela.

Publicado por Samuel Siqueira