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Exercício é uma parceria didático-pedagógica da Escola Superior de Guerra (ESG) e Instituto Rio Branco (IRB)
Estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) participaram na última semana, de 11 a 14 de novembro, do Exercício de Simulação de Crise Internacional, parceria didático-pedagógica da Escola Superior de Guerra (ESG) e Instituto Rio Branco (IRB). O cenário do exercício contemplou a problemática da proliferação nuclear, que se constitui em um dos principais temas da agenda da segurança internacional da atualidade.
O objetivo principal da iniciativa é aplicar conhecimentos acumulados no Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED/ESG) e no Curso de Formação de Diplomatas (CFD/IRB) em um cenário de crise internacional, demonstrando capacidades e habilidades adquiridas para o assessoramento no nível político e estratégico referente ao emprego do poder nacional e a temas de negociação e cooperação no âmbito do sistema internacional.
Além de representantes do governo brasileiro (militares e diplomatas), participaram também alguns diplomatas estrangeiros que estudam no Instituto Rio Branco. A UCB foi a única instituição de ensino superior presente na atividade e, pelo desempenho dos estudantes, foi convidada a ser parceira nesta iniciativa nos próximos anos.
Para Daniel Silva, estudante do curso de Relações Internacionais da UCB, “participar da simulação da ESG junto ao Instituto Rio Branco foi, sem dúvidas, uma experiência acadêmica riquíssima. A negociação com participantes que já atuam no mercado de trabalho foi fundamental para colocarmos na prática o que aprendemos em sala de aula. Aprendi a trabalhar em equipe sob inúmeras adversidades e contratempos, que me possibilitaram a desenvolver novas habilidades que, certamente, me trarão um diferencial no futuro”.
Para a professora do curso de Relações Internacionais Camilla Cunha, docente que acompanhou o grupo na simulação, “os estudantes da UCB apresentaram excelente desempenho na atividade, ocupando posições relevantes e posturas contundentes nos debates. Foi uma experiência valiosa e enriquecedora para nossos estudantes, especialmente pela oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ampliar a rede de contatos”.