Acadêmico

Destaques do primeiro dia do II Festival de Economia Criativa

Nesta quarta-feira (12), teve início o II Festival de Economia Criativa, realizado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), no campus Taguatinga. O evento contou com uma feira artesanal e exposições artísticas, uma mostra audiovisual, um projeto de arte e cultura, e o colóquio Interprogramas.

Pela manhã, o Bloco Central foi transformado em um movimentado espaço para a feira artesanal e exposições artísticas. As artesãs do Centro de Convivência do Idoso (CCI) exibiram seus artesanatos, junto com outros expositores, que trouxeram produtos e experiências, como ilustrações, tatuadores e estandes gastronômicos oferecendo uma variedade de alimentos, tornando o evento um ponto de encontro para a arte e a gastronomia.

Ainda na parte da manhã, o auditório do bloco M foi o palco da Mostra Audiovisual. Estudantes dos cursos de Comunicação da UCB envolvidos nas disciplinas de Economia Criativa, Produção e Montagem, e Produção Audiovisual, apresentaram seus trabalhos em quatro sessões distintas: Documentários, Curtas de Ficção, Musicais e Desafios. Antes de cada exibição, os autores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e o processo de produção com o público. O evento foi apresentado pelas estudantes Maria Clara, de Publicidade e Propaganda, e Mariana Calazans, de Cinema, sob a orientação dos professores Ciro Marcondes, Clarissa Motter e Alex Vidigal.

Durante o horário de almoço, o bloco central foi animado pelo projeto “Mostre Seu Talento”, que trouxe apresentações de diversas bandas formadas por estudantes da Universidade. Um palco foi montado para que os alunos pudessem mostrar seus talentos, criando um ambiente descontraído para todos.

O primeiro dia do evento foi encerrado com a oitava edição do Interprogramas SECOMUNICA, promovido pelo Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGCOM/UCB). Com o tema “Comunicação, Tecnologia e Inovação Social”, o evento ocorreu de forma presencial e on-line, reunindo estudantes e pesquisadores para debater inovação, ética, tecnologia e desafios globais. A discussão foi dividida em seis mesas: duas na sala M208, com os professores Gilberto Josemin, Mário Braga e Leandro Bessa; duas na sala M209, com os professores Victor Laus Gomes e Robson Dias; e duas no Colabid, coordenadas pelas professoras Florence Dravet e Eliane Muniz.

O Festival de Economia Criativa está programado para acontecer até o dia 20 de junho e conta com o apoio e financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Por: Agência Olfato – Rafaela Boer

Publicado por Lorenna Kuroda