//
2024
jun
14
Acadêmico

UCB será sede de comitê para direitos humanos do Vaticano

A Universidade Católica de Brasília será a sede de um comitê criado pelo Vaticano para que pessoas em condições de vulnerabilidade social tenham acesso à justiça. Comitê Pan-Americano de Juízas e Juízes para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana (COPAJU) funcionará dentro do Núcleo de Práticas Jurídicas da UCB.

No início, ainda em 2024, o COPAJU terá um importante papel na formação dos estudantes da UCB, com ações voltadas para a área acadêmica, como palestras e discussões sobre direitos fundamentais e direitos humanos. Estudantes de outros cursos, além do Direito, também se beneficiarão, tendo em vista o alinhamento do projeto com o eixo humanístico da formação oferecida pela UCB. Em um segundo momento, haverá atendimento à comunidade externa.

O comitê atua em seis frentes: prática, denúncias, defesa, disseminação, legislação e participação.

Prática

De acordo com o site oficial, a prática busca “propiciar a implementação de políticas, medidas e ações que garantam o efetivo acesso à Justiça às pessoas em condições de vulnerabilidade, sem discriminação de nenhum tipo”.

Denúncias

Essa frente busca “denunciar e difundir situações de vulneração individual ou coletiva dos Direitos Humanos”.

Defesa

O COPAJU trabalha para “defender as/os magistradas/os ameaçadas/os ou perseguidas/os, em virtude de sua atuação comprometida com os Direitos Humanos, especialmente os DESCA (direitos económicos, sociais, culturais e ambientais)”.

Disseminação

O comitê atua também para “divulgar as atividades realizadas coletivamente ou por cada integrante, em seu respectivo Estado”.

Legislação

Com a atuação de juristas, será possível “propor ajustes na legislação para a aplicabilidade dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais que contribuam para melhorar o status legal e social das pessoas mais vulneráveis”.

Participação

O COPAJU incentiva a “participação ativa de organizações sociais e não-governamentais na consolidação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais”.

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 março 2025
Nota de esclarecimento
21 março 2025
UCB celebra missa em comemoração aos 51 anos da Universidade
20 março 2025
Arquidiocese de Brasília fortalece laços com a UCB
Skip to content