abr

ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA – Projeto de Extensão auxilia na formação de jovens e adultos

O evento aconteceu em março deste ano e contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre alunos, familiares e autoridades municipais, como a secretária de Educação Maria Cícera e o prefeito David Barros, além de alguns vereadores. Na ocasião, os alunos receberam certificados de participação e conclusão do módulo de alfabetização, confirmando suas habilidades para se matricularem nas turmas de EJA, que o município oferece para darem continuidade aos estudos.

Na execução deste módulo, os alunos de Alagoas também foram atendidos pelo Projeto Ver, da ALFASOL. Por meio desse projeto, foram realizados exames oftalmológicos e aqueles que necessitam, receberam óculos fornecidos gratuitamente. Esta ação contribui de maneira decisiva para o sucesso do projeto e para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

O projeto de Alfabetização Solidária, coordenado por Clodoaldo Pereira, faz parte dos projetos da Pró-Reitoria de Extensão e tem o objetivo de organizar, capacitar e visitar sistematicamente os municípios, colaborando com a criação de turmas de alfabetização, principalmente na zona rural.

Ao longo de sua existência, o projeto atendeu diversos municípios, principalmente no nordeste do Brasil, e recentemente firmou parceria com o Governo do Estado de Alagoas para atender mais de 50 mil pessoas analfabetas.