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O Curso de Nutrição da UCB tem a missão de promover a educação por meio da pesquisa e da extensão, bem como, socialização do conhecimento, integrando a teoria à prática. Busca um processo participativo, contínuo e sistemático de avaliação de ensino aprendizagem, com o objetivo de atender às demandas acadêmicas por meio de mecanismos compartilhados de ensino. As atividades de extensão são articuladas ao projeto pedagógico com a participação efetiva da sociedade, na busca pelo aperfeiçoamento e pela qualificação dos estudantes., as quais têm exigido a superação de uma ciência parcial e fragmentária no sentido de um novo paradigma, onde o conhecimento se estabelece de forma integrada e global.
O Curso de Nutrição se propõe formar profissionais com percepção crítica e reflexiva, capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico, intelectual e humano, atingindo patamares de sustentação social, científica e cultural capazes de melhorar a qualidade de vida do cidadão de maneira integrada e globalizada. Essas ações auxiliam na promoção do desenvolvimento humano, melhorando a qualidade de vida das comunidades atendidas e formando um cidadão ético e consciente do seu papel de agente transformador.
O incentivo à pesquisa é um instrumento importante e estratégico para a elevação da qualidade acadêmica do Curso. Os projetos desenvolvidos respondem aos novos desafios decorrentes das diversas demandas sociais.
O nutricionista formado pela UCB está apto em desenvolver ações de promoção, manutenção e recuperação da saúde, em nível individual e coletivo. Este profissional é capaz de elaborar condutas baseando-se na análise da realidade e em evidências científicas; ter domínio de técnicas e tecnologias de comunicação; ser capaz de assumir funções de liderança e gestão e de desenvolver ações empreendedoras; bem como, atua de forma integrada e ética em prol do bem-estar da comunidade.
Avaliações do MEC:
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): 4.
Vagas ofertadas: 180.
A Nutrição é a área que estuda a relação entre os seres humanos e os alimentos. Desta forma, os profissionais desta área realizam a prescrição de dietas e o planejamento de cardápios, para promover o acompanhamento alimentar de pacientes e grupos especiais (hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos, atletas, entre outros) a fim de promover a sua qualidade de vida por meio de uma boa alimentação.
Por se tratar de uma área da saúde, o Curso de Nutrição envolve temas como anatomia e fisiologia, que demonstram o funcionamento do corpo humano. Além disso, também são estudados os alimentos, seus nutrientes, as transformações pelas quais eles passam, o ambiente onde eles são produzidos e sua relação com o corpo humano e suas funções, com o objetivo de estimular a construção de um hábito alimentar adequado e na preservação da cultura alimentar brasileira. O Curso de Nutrição da UCB estimula a participação dos alunos em atividades de caráter social, já nos primeiros semestres, realizando consultas gratuitas para toda comunidade nas mais diversas áreas de atuação na Clínica Escola de Nutrição.
A preocupação com uma alimentação saudável tem feito com que as pessoas procurem os nutricionistas com mais regularidade, oferecendo boas oportunidades em clínicas e na abertura de consultórios próprios. Com um amplo campo de atuação, o profissional nutricionista ganha cada vez mais importância no campo das políticas públicas consolidadas no País, fortalecendo a sua importância social e sua valorização para a elaboração e gestão de programas na área de alimentação e nutrição. Além disso, áreas que envolvem a nutrição e seus efeitos estéticos, as alterações genéticas relacionados à alimentação, a melhoria da performance de atletas, o acompanhamento da produção de alimentos visando a preservação do meio ambiente e a redução de recursos ambientais, também têm aumentado a demanda por esses profissionais.
O profissional nutricionista formado pela Católica é preparado para atuar no mercado de trabalho de forma generalista e assertiva. Atualmente a Nutrição vêm ganhando cada vez mais espaço de atuação devido a busca da população por um estilo de vida mais saudável; alimentação mais consciente e menos industrializada. A grade curricular da UCB apresenta disciplinas atualizadas com as demandas do mercado de trabalho e os alunos saem com uma formação diferenciada para atuação profissional nas mais diversas áreas da Nutrição existentes, como Nutrição na Gerontologia, Nutrição Estética, Nutrição Funcional, além das áreas básicas em Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Marketing Nutricional e a Nutrição Esportiva.
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A Universidade Católica de Brasília, por meio da Clínica Escola de Nutrição (CENUT), promove atendimento nutricional gratuito de caráter social, com o objetivo de promover a qualidade de vida para a comunidade interna e externa da Instituição.
Dentre os beneficiados estão: idosos, gestantes, crianças, adultos, atletas e esportistas amadores. Para que seja realizado esse atendimento, os interessados deverão entrar em contato, assim que iniciar o semestre, pelo número 3356-9338 ou enviar e-mail para cenut.ucb@gmail.com para agendar a consulta, em dia e horário adequado a sua necessidade.
Vale ressaltar, que os agendamentos e atendimentos são realizados de acordo com o calendário acadêmico, sendo assim, no período de recesso ou férias institucionais não disponibilizamos esses serviços à comunidade.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
O CENUT está localizado no Campus I – Bloco F, sala 025.
CCI- Centro de Convivência do Idoso- objetivo: Promover o incentivo a educação alimentar e nutricional que promova melhor qualidade de vida na senescência, com participação dos estudantes de Nutrição, Gastronomia e Educação física.
PAS – Projeto de Alimentação Saudável tem como objetivos: fornecer educação nutricional à comunidade interna e externa ao Campus, escolas públicas e/ou privadas, empresas alimentícias, cursos da área de saúde da UCB entre outros, com participação de estudantes voluntários do curso e oficinas de cozinha, com a colaboração dos alunos do curso de Gastronomia.
LAMNI– Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil- Formado por estudantes e profissionais de Nutrição com o objetivo de desperta o interesse pelo estudo de temas relevantes da área materno infantil além de auxiliar na promoção de ações de caráter cientifico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica.
LANE- Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva- entidade acadêmica que busca despertar o interesse em pesquisas/estudos de temas relacionados à Nutrição Esportiva por meio de ensino, pesquisa e extensão.
EJ-Nutrato Empresa Júnior– tem como objetivos: a realização de projetos e serviços para formar profissionais capacitados por meio da inserção no mercado de trabalho além de visar o desenvolvimento do país. É uma associação sem fins lucrativos e com fins educacionais. Como visa o aprendizado de alunos de graduação, os serviços e projetos realizados são de qualidade e apresentam baixo custo. Esses serviços e projetos tem a supervisão de um professor orientador para a garantia da qualidade.
CA- Centro Acadêmico- objetivo: formado pelos representantes do curso de nutrição com a finalidade de promover maior contato entre os estudantes e a coordenação do curso. Por meio do CA são desenvolvidos discussões, debates, reuniões e eventos que possam agregar ao curso manter os vínculos entre os estudantes.
RESULTADOS ESPERADOS
O colegiado de Nutrição espera que todas essas experiências possam trazer maior maturidade e senso de profissionalismo entre os discentes participantes do projeto, devolvendo à sociedade profissionais mais comprometidos com a sua responsabilidade sobre a saúde humana e os valores éticos exigidos nesse processo.
As atividades complementares representam um dos mecanismos mais eficientes de aprendizagem e participação da comunidade acadêmica. É um
instrumento de conhecimento capaz de construir um olhar crítico sobre a sociedade e o momento atual.
De acordo com as diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, as atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação e as instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância.
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Projetos de pesquisa:
Pesquisa em Ciência da Nutrição - PECNUT-UCB
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação Física
Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Formação Doutorado:
Doutorado em andamento em Nutrição Humana
Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Projetos de pesquisa:
Variações Glicêmicas Observada na Prática de Atividades Físicas Orientadas com diabéticos Tipo 1 do Programa Doce Desafio
Temas de interesse:
Efeitos da cafeína e polimorfismo do gene CYP1A2 e ADORA2
Formação Mestrado:
Mestrado em Biologia Funcional e Molecular
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Projetos de pesquisa:
Impacto das intervenções interdisciplinares em pacientes com síndrome metabólica atendidos pelos serviços oferecidos por uma instituição de ensino superior do distrito federal
Formação Mestrado:
Mestrado em Ciências.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Especialização em Administração Hospitalar
Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.
Especialização em Nutrição Parenteral e Enteral.
Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, SBNPE, Brasil.
Especialização em Residência em Nutrição
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Nutrição na Adolescência
Nutrição em Pediatria
Avaliação Nutricional
Nutrição Clínica
Projetos de pesquisa:
Alteração no Padrão Alimentar e Perfil Antropométrico de Crianças Após o Período de Isolamento Social devido a COVID-19
Projeto de Pesquisa em Nutrição e Agricultura Sustentável em Comunidades Urbanas e Peri urbanas em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica - PROJETO "TÁ NA HORTA!"
Currículo LattesPeríodo | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | BROMATOLOGIA, COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS | 80 |
1 | EXTENSÃO - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 120 |
1 | PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO | 80 |
1 | SAÚDE COLETIVA | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | BIOLOGIA MOLECULAR E BIOTECNOLOGIA | 80 |
2 | INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO | 80 |
2 | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 80 |
2 | MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA DOS ALIMENTOS | 80 |
2 | RELAÇÃO: PRINCÍPIOS E VALORES | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | MECANISMO DE LESÃO E REPARO | 80 |
3 | AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 80 |
3 | BASES DA TÉCNICA DIETÉTICA | 80 |
3 | NUTRIÇÃO E METABOLISMO | 80 |
3 | NUTRIÇÃO HUMANA | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | EXTENSÃO - NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA | 120 |
4 | NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA | 80 |
4 | PROFISSÃO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | 80 |
4 | TÉCNICA DIETÉTICA APLICADA A DIETOTERAPIA | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | DIETOTERAPIA E FISIOPATOLOGIA CLÍNICA | 80 |
5 | GESTÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 80 |
5 | NUTRIÇÃO FUNCIONAL E FITOTERAPIA | 80 |
5 | PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO INTELIGENTE | 80 |
5 | DISCIPLINA OPTATIVA | 0 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | EXTENSÃO - COOPERAÇÃO: HUMANISMO SOLIDÁRIO, REDES E COMUNIDADES | 120 |
6 | DIETOTERAPIA E FISIOPATOLOGIA HOSPITALAR | 80 |
6 | NUTRIÇÃO APLICADA À ESTÉTICA E LONGEVIDADE | 80 |
6 | NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO | 80 |
6 | PRÁTICA PROFISSIONAL E ÉTICA EM NUTRIÇÃO | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO | 80 |
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA | 160 |
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA | 160 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA | 160 |
8 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 160 |
8 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 80 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
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ESTÉTICA E CULTURA MIDIÁTICA | 80 |
SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 80 |
FARMACOLOGIA | 80 |
DESIGN THINKING E A BUSCA DA INOVAÇÃO | 80 |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 80 |
LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E GRANDES NEGÓCIOS | 80 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 80 |
MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS E DIGITAIS | 80 |
ORATÓRIA | 80 |
QUALIFICAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | 80 |
ENVELHECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE | 80 |
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES | 80 |
FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO | 80 |
Campus | Turno | Investimento |
Taguatinga | Matutino | 1545,07 |
Taguatinga | Noturno | 1371,46 |
8h-12h / 14h-20h