jun
Foto: Lucas Almeida
Educadores

Alunos da UCB participam da 12ª edição do Projeto Formadores de Opinião promovido pelo Exército Brasileiro

Estudantes e professores realizaram visitas guiadas pelas bases do Exército nas cidades de Brasília, Goiânia e Formosa

O projeto Formadores de Opinião é um evento promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEX), em parceria com cursos de comunicação das universidades e faculdades de Brasília, com o intuito de apresentar a estudantes dessas áreas suas bases e missões terrestres por todo o Brasil. Nesta 12ª edição do projeto, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio, participaram alunos de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Faculdade Anhanguera e Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), além de membros do Ministério Público do Distrito Federal. Estudantes, professores e profissionais dessas instituições realizaram visitas guiadas pelo Coronel Lídio Rubens às bases do Exército nas cidades de Brasília, Goiânia e Formosa (GO).

Para o Coronel Lídio, responsável pela programação do evento, esse projeto permite que os acadêmicos conheçam os centros de excelência na área regional do Distrito Federal. “Isso vai permitir que eles, como jornalistas, tenham mais capacidade de formar opiniões próprias sobre o Exército Brasileiro”, afirma ele.

Segundo Filipe Franca, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília, o projeto ampliou seu olhar sobre o Exército Brasileiro, além de garantir uma grande oportunidade para conhecer de perto as tarefas realizadas. “Foi bastante proveitoso, educativo, didático e me deu muitos conhecimentos sobre como o Exército Brasileiro trabalha pelo nosso país”.
Durante a viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, no Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), as instalações da instituição e, também, os trabalhos lá realizados como, por exemplo, a rádio Verde Oliva FM e o centro de produção gráfica e audiovisual da instituição. Em Goiânia, foi apresentado, no Comando de Operações Especiais (COPESP), os preparos, por meio de simuladores, das tarefas terrestres e aéreas realizadas por militares de tropas especializadas.

Pedro Gomes, estudante de Jornalismo na Universidade de Brasília, observa que o Exército Brasileiro expandiu diversas perspectivas e ampliou seu conhecimento sobre pontos que ele não conhecia. “Eu sequer sabia que o Exército Brasileiro tinha uma tropa específica para confrontos especiais. Sem falar nas amostras de materiais, que foram incríveis. Tinha armas, equipamentos de comunicação e contra armas químicas. Foi muito interessante ter uma experiência mais próxima da realidade de combate” ressalta.

No Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEP), o projeto teve como objetivo principal apresentar as tarefas realizadas durante missões de investigações dos combatentes e quais os materiais são nelas utilizados. Posteriormente, os estudantes conheceram o Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), onde observaram as apresentações de montaria e trabalhos realizados para fins terapêuticos.

No penúltimo dia do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o universo instalado no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx) e o Comando de Defesa Cibernética, em Sobradinho (DF), onde puderam, de forma didática, aprender sobre os sistemas comandados e, principalmente, pesquisados pelo Exército Brasileiro. Em Formosa, a Estrutura e Organização do Forte Santa Bárbara explicou e apresentou, por meio do programa Astro 2020, como camburões e mísseis são instalados e utilizados.

O projeto chegou ao fim com uma visita pelo Colégio Militar de Brasília, que recebeu os participantes com palestras e explicações sobre como os trabalhos com estudantes do sistema colégio militar é eficaz para uma nação que receberá pessoas capacitadas para servir o país e exercer seus papéis como cidadãos.

A semana foi marcada por aprendizado e quebra de perspectivas sobre como o Exército Brasileiro promove missões para servir e, principalmente, para acrescentar ao país. Estudantes tiveram a oportunidade de experimentar e participar de simuladores, além de obter respostas para questionamentos sobre os trabalhos feitos em cada base militar e, com isso, aproveitarem cada experiência promovida nesta 12ª edição dos Formadores de Opinião.

Por Lays Cristine, estudante sob orientação do professor Rafael Castanheira

Publicado por Universidade Católica de Brasília