UCB realiza o Pré-Congresso da Escola de Saúde e Medicina

O tema dos debates foi “Humanização, ciência e tecnologia na saúde”

Quando se fala em tecnologia, uma pergunta que surge frequentemente é se a inteligência artificial irá substituir o trabalho humano, já que os robôs são muito mais eficientes que os humanos em algumas tarefas. Pensando nisso, teve início, na manhã de hoje, 11 de junho, e segue até amanhã, 12, o Pré-Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), no auditório do Bloco Central (Teatro Católica). O evento reuniu um público de mais de mil inscritos, e o tema dos debates foi “Humanização, ciência e tecnologia na saúde”, que recebeu mais 500 trabalhos para apreciação.

O evento principal da abertura contou com a palestra “Olhos nos olhos. Uma outra prática é possível”, da médica e cantora Júlia Rocha, que ressaltou o fato de a empatia ser preponderante para a boa condução dos trabalhos do profissional de saúde. Além da palestra, houve, na Praça de Convivência, próxima ao auditório, a apresentação de trabalhos das áreas temáticas: Medicina, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gerontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Biotecnologia, Veterinária, Educação Física, do curso técnico em Enfermagem e dos Programas de Pós-Graduação da área da saúde.

Foto: Rodrigo Eneas

“Agradeço aos nossos queridos 2953 estudantes da Escola de Saúde e Medicina, que são a verdadeira razão de todo o nosso esforço e trabalho. Estou muito feliz em anunciar a todos a realização do 4º Congresso da Escola de Saúde e Medicina, que acontecerá em novembro, com os seguintes eventos: 13º Simpósio de Biomedicina; 1º Congresso de Medicina Veterinária; 2º Simpósio de Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano do Distrito Federal e 25ª Jornada Acadêmica da Educação Física; 2º Congresso de Enfermagem da UCB e 5º Simpósio de Segurança do Paciente; 13ª Jornada Farmacêutica da UCB; 5º Congresso de Fisioterapia da UCB; 2º Congresso de Gerontologia; 14º Congresso Médico da UCB; 3º Congresso de Nutrição da UCB; 21º Seminário do Curso de Psicologia e 18ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica (JAOC) e 3º Congresso de Odontologia da Católica (COC)”, destacou a diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, prof.ª M.ª Cristine Savi Fontanive.

A diretora da Escola ainda ressaltou a realização da 1ª Feira de Saúde da UCB, evento realizado no último sábado, como parte da programação do Pré-Congresso. “Vocês puderam verificar a exposição de fotos e filmes no telão, foi apenas uma amostra do que aconteceu. Foram estudantes, docentes e colaboradores envolvidos no atendimento à comunidade”, ressaltou Cristine Savi.
“Reunir 10 cursos de graduação, mais um técnico e quatro Programas de Pós-Graduação, em vários níveis, isso é verdadeiramente elogiável, reconhecido pela Reitoria, reconhecido por nossa Universidade”, destacou o Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, falando sobre a organização do Pré-Congresso.

Foto: Rodrigo Eneas

Sobre o tema do evento (Humanização, ciência e tecnologia na saúde), o Ir. Jardelino destacou como atual, urgente e necessária, estando dentro da proposta de missão da Universidade: “a nossa missão é transformar vidas por meio da excelência educativa, e a missão de vocês será transformar vidas mais do que a de vocês com o conhecimento adquirido aqui na UCB. E temos transformado muitas realidades”, ressaltou.

O pró-reitor Acadêmico da UCB, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, falou sobre as mudanças de paradigmas do profissional da área de saúde. “Se ficamos estagnados somos atropelados pelo mundo. A mudança faz parte da vida. Toda mudança traz problemas, então, temos que nos focar nos nossos objetivos, ter estratégias claras, pois isso faz com que facilite e minimize os processos decorrentes das mudanças, ouvindo e aprendendo com pessoas mais experientes, como a palestrante de hoje. Além disso, o processo de humanização é fundamental para o sucesso de toda e qualquer profissão”, disse o professor Daniel.

Perfil da Palestrante

Júlia Rocha é mineira, de Belo Horizonte. Nascida em 23 de abril de 1983, em uma família de músicos e médicos, decidiu não se dividir. Tornou-se médica com a mesma naturalidade que se tornou cantora. Veio “de fábrica”, como costuma dizer, com tantas afinidades com a música e a medicina, preferiu não escolher entre uma paixão e outra.

Foto: Rodrigo Eneas

Conhecida pela participação no programa The Voice Brasil, da Rede Globo de Televisão, Júlia Rocha ficou famosa nas redes sociais depois de escrever sobre sua rotina como médica de família em uma Unidade Básica de Saúde na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, região de extrema vulnerabilidade social. Seus textos geram engajamento e reflexão sobre situações da sociedade nos dias atuais.

Publicado por Universidade Católica de Brasília