abr
Foto: Faiara Assis
Educadores

UCB participa do IX Fórum de Sustentabilidade

Pesquisadores e professores debatem sobre desperdício de alimentos

Com o tema “Desperdício de alimentos: desafios e oportunidades”, a Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou no dia 24 de abril o IX Fórum de Sustentabilidade, um evento para estudantes, profissionais da área e comunidade externa. Organizado pela coordenadora do curso de Nutrição, prof.ª Caroline Romeiro, o evento contou com as palestras do pesquisador Dr. Gustavo Porpino de Araújo, da coordenadora do curso de Serviço social, prof.ª. Moema Bragança Bittencourt, e do nutricionista Igor Pereira, que discutiram sobre a sustentabilidade social com ênfase na qualidade de vida e na busca pelos direitos sociais.

Realizado anualmente pela Universidade Católica de Brasília, o Fórum de Sustentabilidade é fruto de uma parceria do curso de Nutrição com o Programa Mesa Brasil do SESI. Para a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Cristine Savi Fontanive, o evento propõe meios de uso consciente no consumo de alimentos, importantes e relevantes na área de Nutrição em Saúde Coletiva. “Podemos perceber que o desperdício de alimentos é grande no Brasil, acredito que hábitos positivos para evitar o desperdício podem melhorar a qualidade da alimentação nos lares. Com a economia do valor gasto em arroz e feijão desperdiçado, por exemplo, as famílias poderiam comprar mais frutas e verduras. É muito importante que os profissionais e os futuros profissionais aprendam e repensem esse tema para direcionarem suas condutas com o intuito de evitar o desperdício de alimentos”, disse a professora.

O professor do curso de Nutrição Marcus Vinicius Cerqueira ressaltou que o tema abordado no Fórum visa uma maior aproximação da Universidade com as demandas reais da sociedade, pois “trabalha a perspectiva acadêmica buscando tecnologias sociais voltadas ao menor desperdício de alimentos, e a perspectiva das Instituições sociais que apresentam vivências positivas de práticas sustentáveis e troca de saberes (técnicos e vivenciais) ”.

De acordo com a nutricionista Suely Bezerra, estar se informado sobre o tema proposto é de grande importância não apenas para os profissionais da área, mas também para a comunidade. “Falar sobre os hábitos de consumo de alimentos e o desperdício é fundamental para uma geração que muitas vezes mantém hábitos de desperdício diários com alimentos que poderiam ser reaproveitados, esse assunto é uma abordagem válida e é necessário para um uso e consumo consciente”, declarou a nutricionista.

Segundo o estudante Lucas Máximo do 7º semestre do curso de nutrição, entender as possibilidades do consumo adequado de alimentos é fundamental não apenas para o indivíduo, mas também para o ambiente e a comunidade. “É preciso conhecer o que há em torno de nós, se adaptar e adequar para promover o melhor aproveitamento integral dos alimentos, incentivar o serviço social e a coleta seletiva”, explicou o estudante.

Por: Faiara Assis

Publicado por Universidade Católica de Brasília