//
2023
jul
06
Artigo

Saiba mais sobre escorpiões e como se prevenir contra picadas

Artigo escrito por Nathalie Citeli, doutora em Zoologia e professora do curso de Ciências Biológicas da UCB.
Foto: Patricy Albuquerque

Os escorpiões são classificados como artrópodes, ou seja, animais invertebrados e com esqueleto articulado. Também são incluídos no grupo dos aracnídeos. mesmo grupo das aranhas, já que apresentam quatro pares de patas e estruturas bucais chamadas de quelíceras.

No Distrito Federal, a principal espécie de importância médica é o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Esse pequeno animal é caracterizado por apresentar coloração amarelada, com a parte final do abdômen coberta de pequenas serras, além da evidente glândula de veneno na porção final do corpo. É uma espécie de hábitos noturnos e que facilmente se adapta a zonas urbanas, uma vez que se alimenta de insetos, como as baratas.

Os acidentes causados por escorpiões são considerados graves, especialmente em crianças e idosos, podendo levar as vítimas a óbito. A mais importante medida a ser tomada em caso de acidentes é a busca por atendimento médico o mais rápido possível. O único tratamento seguro para picadas de animais peçonhentos é o soro antiveneno, e a prescrição desse medicamento deve ser feita sob consulta médica.

Para evitar acidentes é indicado que haja constante manutenção e limpeza das residências e arredores, sem acúmulo de lixos, entulhos e materiais. Além disso, encontros com esses animais nas proximidades de zonas habitadas devem ser observados com cautela e a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do Distrito Federal deve ser notificada.

Estudar minunciosamente o comportamento dessas espécies que interagem diretamente com a saúde pública é uma das mais prolíficas formas de mitigar acidentes. No Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília temos dois laboratórios destinados ao estudo de animais. Atualmente, o Laboratório de Coleção Zoológica possui cerca de 160 exemplares de aracnídeos fixados e disponíveis para pesquisas a serem desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do Distrito Federal e regiões vizinhas. Nosso acervo atua como fonte confiável de consulta sobre a distribuição geográfica de espécies de escorpiões no cerrado.

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content