Saiba mais sobre escorpiões e como se prevenir contra picadas

Artigo escrito por Nathalie Citeli, doutora em Zoologia e professora do curso de Ciências Biológicas da UCB.
Foto: Patricy Albuquerque

Os escorpiões são classificados como artrópodes, ou seja, animais invertebrados e com esqueleto articulado. Também são incluídos no grupo dos aracnídeos. mesmo grupo das aranhas, já que apresentam quatro pares de patas e estruturas bucais chamadas de quelíceras.

No Distrito Federal, a principal espécie de importância médica é o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Esse pequeno animal é caracterizado por apresentar coloração amarelada, com a parte final do abdômen coberta de pequenas serras, além da evidente glândula de veneno na porção final do corpo. É uma espécie de hábitos noturnos e que facilmente se adapta a zonas urbanas, uma vez que se alimenta de insetos, como as baratas.

Os acidentes causados por escorpiões são considerados graves, especialmente em crianças e idosos, podendo levar as vítimas a óbito. A mais importante medida a ser tomada em caso de acidentes é a busca por atendimento médico o mais rápido possível. O único tratamento seguro para picadas de animais peçonhentos é o soro antiveneno, e a prescrição desse medicamento deve ser feita sob consulta médica.

Para evitar acidentes é indicado que haja constante manutenção e limpeza das residências e arredores, sem acúmulo de lixos, entulhos e materiais. Além disso, encontros com esses animais nas proximidades de zonas habitadas devem ser observados com cautela e a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do Distrito Federal deve ser notificada.

Estudar minunciosamente o comportamento dessas espécies que interagem diretamente com a saúde pública é uma das mais prolíficas formas de mitigar acidentes. No Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília temos dois laboratórios destinados ao estudo de animais. Atualmente, o Laboratório de Coleção Zoológica possui cerca de 160 exemplares de aracnídeos fixados e disponíveis para pesquisas a serem desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do Distrito Federal e regiões vizinhas. Nosso acervo atua como fonte confiável de consulta sobre a distribuição geográfica de espécies de escorpiões no cerrado.

Publicado por Samuel Siqueira