Foto: Faiara Assis

Reitor da UCB é nomeado para o Conselho Superior da FAPDF

Prof Jardelino Menegat foi escolhido pelo governador do Distrito Federal membro titular do Conselho

No dia 17 de maio, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) nomeou o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat para o posto de membro titular do seu Conselho Superior. De caráter deliberativo, o órgão colegiado é integrado pelo Diretor-Presidente da FAPDF, que o preside, com direito a voto de qualidade, além do voto comum, e por outros 14 membros titulares e respectivos suplentes, nomeados e empossados pelo Governador do Distrito Federal.

O Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat se disse honrado em fazer parte deste Conselho e destaca que pretende atuar de forma intensa para a promoção da pesquisa, ciência e tecnologia em nossa região. “A nomeação é uma forma de valorizar a Universidade Católica de Brasília. Pretendo priorizar a pesquisa nas IES do DF. A pesquisa é um meio para qualificar a educação e colabora na transformação das pessoas por meio da excelência da educação”, ressalta.

O reitor também destacou a maior amplitude de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) na composição do Conselho. “A FAP-DF tem em sua essência a promoção da pesquisa, e as IES são promotoras de pesquisa. Com a maior presença das instituições no conselho, a educação e a pesquisa serão valorizadas”.

O presidente da FAPDF, Alexandre Santos, assinalou a pluralidade de atores na nova formação do Conselho como característica essencial para alavancar a matriz econômica do Distrito Federal por meio da ciência, tecnologia e inovação. “O governador nos delegou essa responsabilidade de pensar a nova composição do Conselho de maneira que ela expresse a pluralidade de atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação e isso significa que quanto mais plural ele for, mais relevante será o seu processo decisório que determina os rumos dos recursos da FAPDF. Eu acredito que essa composição do Conselho Superior expressa isso porque o governador entende a relevância da ciência, tecnologia e inovação no contexto que vivemos hoje. Para mudar a matriz econômica do DF nós precisamos usufruir de toda essa infraestrutura de base tecnológica que temos aqui que é singular, expressiva e reconhecida”, disse Alexandre Santos.

“Entendemos que a FAP pode ser um instrumento de fundamental importância no desenvolvimento científico e tecnológico do DF, na medida em que os recursos de subvenção podem ser aplicados no desenvolvimento de novos produtos, na inovação e, principalmente, para a promoção cada vez maior da integração entre academia e setor produtivo”, afirmou o presidente Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor), Ricardo de Figueiredo Caldas.

Publicado por Universidade Católica de Brasília