//
Evento reunirá agentes estratégicos para discutir o futuro da região do SCS, que atualmente abriga comércio, bancos, edifícios históricos e espaços culturais
Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) lançará as atividades iniciais da pesquisa “Polo Criativo Tecnológico do Setor Comercial Sul”. O evento, que ocorrerá a partir das 16h no auditório do SESC Presidente Dutra, no Setor Comercial Sul (SCS), reunirá diversos agentes estratégicos para discutir o futuro da região.
Liderada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa tem a finalidade de diagnosticar o cenário atual do Setor Comercial Sul, desenvolver um modelo urbanístico digital e físico e criar uma plataforma de suporte para a estruturação e implementação do Pólo Tecnológico Criativo. O estudo será executado e coordenado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com pesquisadores de urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).
Decorrente de uma chamada pública da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), do edital “Programa Desafio DF”, o projeto integra um conjunto de ações estratégicas do GDF voltadas à revitalização da área central de Brasília. Além disso, a FAPDF tem atuado estrategicamente no estímulo ao desenvolvimento da economia criativa e da inovação no Distrito Federal, como demonstrado pela demanda específica que fomentou o Panorama da Economia Criativa do DF, desenvolvido pela UCB entre 2022 e 2024.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, essa ação representa um marco na transformação do SCS. “Nosso objetivo é resgatar o potencial econômico e inovador dessa região, criando um ecossistema que conecte tecnologia, criatividade e empreendedorismo. Com essa pesquisa, damos o primeiro passo para transformar o Setor Comercial Sul em um verdadeiro polo de inovação, impulsionando oportunidades e gerando impacto positivo para toda a cidade.”
O reitor da Universidade Católica de Brasília, Carlos Longo, ressalta que a participação na pesquisa reafirma o compromisso da UCB com a inovação e a criação de soluções urbanísticas sustentáveis. “Temos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de um modelo capaz de potencializar a economia criativa e integrar os diversos setores produtivos da região. Esta colaboração representa uma oportunidade ímpar de expandir os horizontes da pesquisa e promover a transformação da realidade local. Dessa forma, a UCB se empenha na construção de um futuro mais inovador e conectado para essa região tão significativa da capital federal.”
Além de consolidar o Setor Comercial Sul como um hub de inovação e empreendedorismo tecnológico e criativo, o projeto visa promover o crescimento sustentável da região, estimular a geração de empregos, atrair novos investimentos e criar um ambiente dinâmico para as atividades inseridas nas cadeias de valor da economia criativa.
O estudo realizará um diagnóstico do setor e apresentará propostas para o sistema de governança e o modelo de negócio necessários à implantação do Polo Criativo, em um processo que incluirá a participação de todos os agentes e lideranças locais.
O evento é direcionado a líderes empresariais, representantes do Terceiro Setor, agentes atuantes no Setor Comercial Sul e gestores públicos. Durante o encontro, serão apresentados os principais objetivos da pesquisa e os participantes que serão convidados a contribuir para o desenvolvimento do projeto.