//
2024
abr
24
Pastoralidade

Pastoralidade UCB participa de evento sobre Lei de Cotas

No dia 23 de abril, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio da Coordenação de Pastoralidade representada pelo Prof. Gidalti Guedes da Silva, fortaleceu seu compromisso com a igualdade racial ao participar de eventos de articulação dos movimentos sociais do povo negro brasileiro. O objetivo principal foi apoiar a EducAfro e colaborar para a aprovação do Projeto de Lei nº 1958/2021, visando aprimorar as políticas de cotas raciais em concursos públicos e no Ensino Superior.

Os eventos ocorreram no Senado Federal, com a presença dos senadores Paulo Paim e Humberto Costa, e também no Ministério da Igualdade Racial, onde representantes dos movimentos sociais se reuniram com a ministra Aniele Franco.

A Lei de Cotas tem por finalidade promover a reparação histórica ao povo negro brasileiro (pretos e pardos). Trata-se de uma política pautada no princípio filosófico-jurídico da equidade, segundo o qual o Estado deve contribuir para a promoção da igualdade efetiva, por meio de políticas afirmativas. Segundo o Prof. Gidalti: “É fundamental que a Universidade contribua no ensino dos Direitos Humanos e na educação antirracista e, a além disso, que estudantes e professores estejam envolvidos na articulação necessária para que as políticas que visam a igualdade racial sejam implementadas”.

Professora Vanildes Gonçalves dos Santos, coordenadora de Pastoralidade, també mfalou sobre a importância da participação da UCB. “Como Universidade cristã, faz-se importante a nossa presença nesse espaço de apoio aos direitos dos povos negros, para garantia da sua dignidade, por meio das oportunidades geradas pelas políticas públicas”, afirma.

Publicado por Lorenna Kuroda
Skip to content