//
Artigo escrito pela equipe de Pastoralidade da UCB.
Você sabia que o dia 05 de setembro é o Dia Internacional da Caridade? A palavra caridade na Bíblia tem o significado de amor e, segundo o mesmo livro, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu irmão (João 15, 13 -17). E assim, Jesus de Nazaré o fez, andando pelas ruas e vielas de Jerusalém e de outras cidades de sua época, fazendo o bem. Mostrou à humanidade como devemos cuidar uns dos outros.
Muitas pessoas entenderam e entendem essa mensagem mas, neste dia, gostaríamos de citar uma em especial, Anjeze Goxhe Bojaxhiu M.C., nome difícil de ler para nós brasileiros, mas fácil de compreender as palavras e mais ainda, os gestos que a tornaram conhecida no mundo inteiro. Mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá, ela compreendeu bem o que significa caridade.
Madre Tereza foi ganhadora prémio Nobel da Paz em 05 de setembro de 1979, por isso, esse dia foi declarado pela ONU, como o Dia Internacional da Caridade. Assim como Madre Tereza de Calcutá cumpriu sua vocação de cuidar da vida das pessoas empobrecidas, sendo fiel ao seguimento a Jesus de Nazaré e ao mandamento do amor, somos nós também chamados e chamadas a nos reconhecer nessa vocação de cuidar das pessoas, principalmente das que mais sofrem em situação de vulnerabilidade social em nosso país e em todo o mundo.