//
2023
out
24
Artigo

O Dia das Nações Unidas

Em 24 de outubro, o mundo celebra o Dia das Nações Unidas – também conhecido como o Dia da ONU. Foi nessa data que, em 1945, entrou em vigor a Carta de São Francisco (Carta das Nações Unidas), documento fundador da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais do que simplesmente inaugurar uma organização internacional, a Carta consolidou um movimento em direção à esperança de que um mundo melhor, seguro e próspero, era possível – e viável – mediante o estabelecimento de uma organização internacional baseada em regras de convivência comuns às quais deveriam submeter-se os países signatários.

O mundo acabara de sair da Segunda Guerra Mundial. A esperança daquelas pessoas reunidas em São Francisco, no ano de 1945, e de seus países, de contribuir para a construção desse mundo melhor ficou registrada já nas primeiras linhas da Carta. Em seu Preâmbulo, lê-se: “Nós, os povos da Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra […] e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla”. Afirma-se também que os governos ali representados “concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de Nações Unidas”.

Embora a promessa de paz – constantemente sob ataque – seja ainda um objetivo a cumprir, a atuação da ONU nesses últimos 78 anos tem sido diversificada e múltipla, tendo o esforço inicial deslanchado a criação do Sistema Nações Unidas, formado por uma imensa rede de fundos, programas e agências especializadas, os quais se ocupam de temas tão variados quanto guerra e paz, pobreza e desenvolvimento sustentável, refugiados, meio ambiente e saúde, entre tantos outros.

Membro fundador da ONU, o Brasil tem trabalhado com as Nações Unidas de diversas formas e em diferentes lugares do globo e abriga várias iniciativas da organização em território nacional. A participação em missões de paz, a atual presidência do Conselho de Segurança, o acolhimento de refugiados e as iniciativas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são exemplos dessa interação do país com a organização, que vale nutrir e preservar.

Cabe lembrar, finalmente, que a sempre viva esperança de um mundo melhor, que inspirou a criação das Nações Unidas, está presente também na UCB, em iniciativas como a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e outros projetos implementados pela universidade.

Artigo escrito por José Romero Pereira Junior, coordenador do Curso de Relações Internacionais da UCB. Ele é mestre em Relações Internacionais pela UnB.

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content