Ministro Fachin é homenageado e palestra na UCB

No dia 22 de agosto, terça-feira, a Universidade Católica de Brasília teve a honra de receber o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, em uma cerimônia especial de reconhecimento pela sua atuação na suprema corte e pelo valioso enriquecimento do campo jurídico através de suas contribuições literárias, carreira acadêmica e advocacia cidadã.

O ministro foi  recebido pela Professora Dra. Adriana Pelizzari, Pró-reitora Acadêmica da UCB, e pela Professora Me. Aline Cristina Alves, coordenadora do curso de Direito. Durante a ocasião, foi entregue ao Ministro Fachin uma placa de homenagem como símbolo de apreço e reconhecimento por seus feitos notáveis.

A Pró-reitora Acadêmica ressaltou a significância da presença do Ministro Fachin no campus, enaltecendo seu impacto positivo no curso de Direito da Universidade. A Professora Aline, por sua vez, recordou a trajetória notável do ministro e, com entusiasmo, abriu caminho para a palestra proferida por Fachin, com o tema “Reflexões sobre a Jurisdição Constitucional e os Desafios Contemporâneos”.

No decorrer da palestra, Luiz Edson Fachin abordou tópicos fundamentais, incluindo o papel do estudo, a natureza do direito e a importância da constitucionalidade. “Devemos estudar para preservar a institucionalidade, para manter intactos os fundamentos que distinguem o civilizado do bárbaro. É por isso que o Brasil deve aprender com sua história, a fim de forjar um futuro digno, habitável, livre, justo e solidário para todos, especialmente para as gerações jovens. Isso não será alcançado mediante restrições às liberdades, tampouco através de ameaças à esfera política e à representação expressas na soberania popular, representada pelo voto. As bases da administração também não devem ser comprometidas no processo”, afirmou o ministro Fachin.

A visita e a palestra de Fachin representaram um marco significativo na jornada acadêmica da Universidade Católica de Brasília, reforçando a importância do diálogo entre a academia e a prática jurídica, e avançando para um entendimento mais profundo das complexidades da jurisdição constitucional.

Publicado por Lorenna Kuroda