Foto: Faiara Assis
Estudante

InterUCB: Pirraça é a grande campeã de 2019

Atlética de Medicina somou 189 pontos. Olympus, da Educação Física, foi vice

A Atlética Pirraça (Medicina) foi a grande vencedora da 5ª edição do InterUCB, com 189 pontos na classificação geral. A Olympus, da Educação Física (143 pontos), e a Matilhaça, das Engenharias (121 pontos) foram segunda e terceira colocadas, respectivamente. A edição de 2019 do InterUCB foi parte do calendário de eventos dos 45 anos da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Estudantes de 12 atléticas competiram em 12 modalidades durante uma semana de jogos, que terminaram no último sábado (11). Equipes masculinas e femininas mediram forças no futsal, vôlei, handebol, basquete, peteca, sinuca, tênis de mesa, atletismo, arremesso de peso, salto em distância, xadrez e natação.

No futsal masculino, a Olympus foi a grande campeã, enquanto que a Pirraça levou no feminino. No handebol, venceram a Pirraça (feminino) e a Matilhaça (masculino). A equipe masculina da Soberana/Impiedosa e a feminina da Olympus foram as primeiras colocadas no vôlei. Já no basquete, as campeãs foram a Supremacia (masculino) e a Pirraça (feminino).

A grande campeã Pirraça também foi destaque nas modalidades individuais, vencendo na peteca (masculino e feminino), natação (masculino e feminino) e tênis de mesa (feminino). Outro destaque da Pirraça foi a força feminina. As meninas foram responsáveis por 126 pontos, do total de 189.

A classificação geral é composta pelo resultado da atlética em cada modalidade. Nos esportes coletivos, a campeã ganha 20 pontos, a vice 14 e a terceira 8. Já nos individuais, a campeã leva 10 pontos, a vice 7 e a terceira colocada 4.

Classificação geral:

1. Pirraça (Medicina) – 189 pontos
2. Olympus (Educação Física) – 143 pontos
3. Matilhaça (Engenharias) – 121 pontos
4. Magistrada (Direito) – 107 pontos
5. Supremacia (Enfermagem e Fisioterapia) – 66 pontos
6. Dinastia/Hipnótica (Relações Internacionais e Psicologia) – 39 pontos
7. Soberana/Impiedosa (Biomedicina e Medicina Veterinária) – 32 pontos
8. Predadora (Nutrição e Gastronomia) – 31 pontos
9. Apotecária (Farmácia) – 14 pontos
10. Barracuda (Odontologia) – 10 pontos

Campeãs e vice-campeãs por modalidade:

Futsal masculino: Olympus (campeã) e Matilhaça (vice)
Futsal feminino: Pirraça (campeã) e Olympus (vice)
Vôlei masculino: Soberana/Impiedosa (campeã) e Matilhaça (vice)
Vôlei feminino: Olympus (campeã) e Pirraça (vice)
Handebol masculino: Matilhaça (campeã) e Pirraça (vice)
Handebol feminino: Pirraça (campeã) e Magistrada (vice)
Basquete masculino: Supremacia (campeã) e Magistrada (vice)
Basquete feminino: Pirraça (campeã) e Matilhaça (vice)
Peteca masculino: Pirraça (campeã) e Supremacia (vice)
Peteca feminino: Pirraça (campeã) e Olympus (vice)
Sinuca masculino: Matilhaça (campeã) e Magistrada (vice)
Sinuca feminino: Matilhaça (campeã) e Magistrada (vice)
Tênis de mesa masculino: Predadora (campeã) e Pirraça (vice)
Tênis de mesa feminino: Pirraça (campeã) e Supremacia (vice)
Atletismo masculino: Olympus (campeã) e Matilhaça (vice)
Atletismo feminino: Magistrada (campeã) e Olympus (vice)
Arremesso de peso masculino: Matilhaça (campeã) e Olympus (vice)
Arremesso de peso feminino: Olympus (campeã) e Pirraça (vice)
Salto em distância masculino: Matilhaça (campeã) e Olympus (vice)
Salto em distância feminino: Magistrada (campeã) e Pirraça (vice)
Xadrez: Supremacia (campeã) e Matilhaça (vice)
Natação masculino: Pirraça (campeã) e Olympus (vice)
Natação feminino: Pirraça (campeã) e Matilhaça (vice)

Sobre os jogos e as atléticas

O InterUCB teve início em 2015, quando quatro atléticas se juntaram com o intuito de promover maior integração entre os estudantes e fomentar a prática esportiva no âmbito universitário. Em sua primeira edição, os jogos contaram com a participação das atléticas Magistrada (Direito), Matilhaça (Engenharias), Pirraça (Medicina) e Barracuda (Odontologia).

Após o sucesso das primeiras edições dos jogos e o fortalecimento das atléticas, foi criada a Liga das Atléticas da Universidade Católica de Brasília (LAUCB), composta atualmente por 12 equipes.

As Associações Atléticas são voltadas para o esporte e funcionam como uma miniempresa, com estatuto, ata de fundação e as modalidades que disputam campeonatos regional, estadual e nacional. Os estudantes buscam com as atléticas a promoção do esporte no Câmpus e o fomento da participação da UCB no cenário esportivo.

Por Adson Boaventura

Publicado por Universidade Católica de Brasília