Foto: Rafael Castanheira
Estudante

Estudantes preparam instalações fotográficas sobre o tema “Poéticas de resistência”

Estudantes do segundo semestre de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB) participaram, na quarta-feira, 17 de abril, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, da oficina de instalações de imagens, objetos, música, entre outros elementos.

O curso foi dirigido pelo professor da UCB e coordenador da Faculdade de Artes, Fernando Esteban. As instalações serão o produto final do Projeto Práticas, desenvolvido pelos estudantes do segundo semestre de Comunicação, com a temática “Poéticas de resistência: fotografia contra a vulnerabilidade e invisibilidade de grupos sociais minoritários”.

A oficina iniciou com uma dinâmica de interação entre os alunos, que serviu para compreensão dos principais movimentos artísticos internacionais. Em seguida, Esteban abordou o tema das instalações. “Nós vamos fazer uma instalação dos produtos do Projeto Práticas, não uma exposição nos murais. Na instalação, pode haver uma participação mais ampla por parte do público por ela estimular os cinco sentidos e a apreciação do tema. Não seria somente uma visão fotográfica, pois intervirão outros efeitos”, explicou o professor Esteban.

Para a estudante de Jornalismo Carinne de Souza a oficina foi importante para compreender o tema do Projeto Práticas. “O professor Fernando nos ajudou a colocar nossas ideias de modo mais concreto”, disse.

Para o professor de Fotografia da UCB e responsável pela disciplina desenvolvedora do Projeto Práticas do segundo semestre, Rafael Castanheira, a experiência foi muito proveitosa, pois o professor Esteban explicou o que é uma instalação e como o tipo de produção artística joga com os diversos sentidos. “Os alunos perceberam que, além das fotografias tradicionalmente expostas em suporte bidimensional, uma instalação pode combiná-las com outros elementos num determinado espaço, ampliando a força expressiva do trabalho que vamos desenvolver no Projeto”, disse.

O Projeto Práticas é uma iniciativa dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCB, aplicado nas disciplinas práticas, de modo integrado com os demais componentes curriculares do semestre. A atividade instiga os alunos a aprimorar técnicas e conteúdos que foram aprendidos em sala de aula em um ambiente externo à Universidade, colaborando assim para a formação de profissionais mais capacitados e humanos para o mercado de trabalho.

Por: Yasmin Gurgel com supervisão da professora Eliane Muniz

Publicado por Universidade Católica de Brasília