Egresso da UCB recebe prêmio do Intercom

A Universidade Positivo, em Curitiba, sediou entre os dias 3 e 9 de setembro o Intercom, o maior encontro dos cursos de Comunicação Social no Brasil. Fundada em 12 de dezembro de 1977, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação criou o evento para promover a troca de informações entre professores e alunos de todo o País. O Intercom 2017 contou com sete dias de palestras, discussões e oficinas voltadas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com a premiação de trabalhos estudantis no último dia de programação.

Entre cerca de três mil e quinhentos participantes, o Intercom teve um destaque da Universidade Católica de Brasília no Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). O recém-graduado em Publicidade Alessandro Resende recebeu o prêmio de melhor trabalho de Audiovisual na categoria Filme de ficção, com o curta “02 da manhã”. Para o publicitário, participar de um evento dessa importância aprofundou a discussão sobre o audiovisual. “A comunicação interagindo por diversos olhares deixou todos os debates e apresentações mais dinâmicas, além de abrir espaço para vários questionamentos”, diz. Alessandro voltou para casa com o troféu em mãos, comentando as possibilidades e expectativas sobre o mercado após essa premiação nacional. “Com este prêmio vêm possibilidades de entrar em novos projetos e firmar novos caminhos dentro da comunicação”, acrescenta.

Além do Prêmio Expocom, o Intercom também contou com uma ampla programação cultural e acadêmica. Alan Rios, estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo, cita que os dois dias de minicursos e oficinas foram alguns dos destaques do cronograma. “O que mais me chamou atenção foi a quantidade de temas interessantes, que iam desde as aulas sobre a arte de escrever bem, até o tema do ativismo digital feminista e a produção de roteiro interativo para Netflix, por exemplo”, recorda.

Professora dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Anelise Molina avalia os assuntos abordados no Congresso de Comunicação. “Temáticas de interesse social são mais valorizadas no Intercom. Nossa fragilidade ainda é teórica. Temos de focar na pesquisa e na orientação para que os alunos realizem bons papers de apresentação dos produtos. Contudo, os prêmios são apenas uma parcela do congresso”, pondera Anelise.

Para os alunos que ainda não foram e têm interesse, os entrevistados compartilham seus incentivos. Anelise dá ênfase aos trabalhos desenvolvidos no Projeto Práticas que, ao serem finalizados, podem ser inscritos pelos estudantes. Alan acredita que todos os alunos de Comunicação devem ir ao Intercom pelo menos uma vez durante o curso, por ser uma oportunidade única que enriquece a vida acadêmica. Alessandro diz que os estudantes devem aproveitar os recursos e todo o conhecimento que puderem alcançar ao longo da graduação, pois, segundo ele, congressos como o Intercom estão aí para ampliar discussões e movimentar ideias.

Publicado por Tiago Mendes