//

Centro Integrado Ambulatorial

Agendamento de consultas

O Centro Integrado Ambulatorial (CIA) da Universidade Católica de Brasília disponibiliza para a comunidade interna e externa vagas para atendimento em diversas especialidades. Os atendimentos são realizados por estudantes do Curso de Medicina, com a supervisão dos professores(as) especializados(as) da área de saúde.

São ofertados atendimentos nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Obstetrícia/Pós Parto, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Sendo necessário em algumas especialidades o encaminhamento.

A UCB reserva-se do direito de atender pacientes que condizem com o interesse acadêmico e científico dos cursos da área da saúde. Portanto, agendamentos para consultas de rotina, não serão realizados. Além disso, as informações obtidas durante o atendimento médico, poderá ser utilizada para fins de pesquisa.

Os agendamentos de consultas para o primeiro semestre de 2024 foram encerrados. A partir do dia 19/02/2024, serão disponibilizadas vagas remanescentes para as especialidades que não atingiram o número mínimo de agendamentos, devido ao indeferimento de formulários através do link, disponíveis pelos telefones 3356-9107 e 3356-9108.

 

Atividades do Centro Integrado Ambulatorial

O Centro Integrado Ambulatorial – CIA UCB atua no atendimento de consultas ambulatoriais e aulas práticas em simuladores, cuja atividades são realizadas com os estudantes do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília, sob a preceptoria dos professores médicos. O CIA oferece também atendimento de exames laboratoriais aos pacientes atendidos no Ambulatório e em todas as áreas de saúde da UCB.

Para maiores informações entrar em contato nos telefones 3356-9107 ou 3356-9108.

Ambulatório

Os atendimentos de consultas ambulatoriais são disponibilizados a comunidade nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia, Hebiatria, Infectologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria, sendo realizada também aulas teóricas com discussão de casos clínicos.

No decorrer do semestre são realizadas várias campanhas de conscientização e atividades educativas. Estas ações são realizadas aos sábados em horários determinados pela equipe responsável pela organização dos eventos. São elas: Outubro Rosa, Novembro azul, projetos de extensão de ligas (atendimento de mutirões) de ginecologia, oftalmologia, neurologia.

Nas atividades de práticas médicas, os estudantes, acompanhados pelos médicos professores, participam diretamente no cuidado com os pacientes, vivenciam problemas reais e realizam a discussão de casos clínicos. As atividades práticas são desenvolvidas de forma integrada com a teoria.

Laboratório de habilidades

O Laboratório de Habilidades e Simulação da UCB (LHS-UCB) é um espaço multifuncional e transdisciplinar, constituído diversos cenários estratégicos nas atividades de ensino-aprendizagem, tornando real a integração da teoria e da prática.

As atividades estruturadas no LHS-UCB favorecem o ciclo de aprendizado possibilitando debriefing e feedback para os estudantes, bem como avaliação de procedimentos e competências. As atividades realizadas no LHS oferecem aos estudantes um ambiente seguro para prática e reflexão sobre o erro. Em uma simulação de ambiente completo, os estudantes desenvolvem não apenas habilidades técnicas, mas também habilidades não técnicas, como liderança, trabalho em equipe, comunicação, consciência da situação, tomada de decisão e conscientização de limitações pessoais.

Cada ambiente, adaptado para treinamento em cuidados em saúde, em comunicação e em simulações de alta fidelidade em manequins, foi planejado e mobiliado reproduzindo múltiplos cenários em cuidados com saúde e seus agravos: consultórios com vidro espelhado para simulação de atividades em comunicação, enfermaria e sala de atendimentos de urgência/emergência. Dessa forma, podem ser realizadas atividades de treinamento em cuidados clínicos e cirúrgicos, procedimentos invasivos em urgência e emergência, terapia intensiva, pediatria, ginecologia e obstetrícia.

O LHS-UCB é utilizado para atividades de simulação desde o primeiro ano até treinamento dos internos em urgências e emergências no último período do curso de Medicina. As atividades no LHS favorecem para a integração da medicina clínica e medicina básica, oferecendo a oportunidade de resgate em aprendizagem de acordo com as lacunas detectadas durante todo ciclo de aprendizagem.

As estratégias avaliativas formativas e somativas adotadas no LHS-UCB mantém coerência com as melhores evidencias em avaliações de habilidades.

Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório de Análises Clínicas realiza exames laboratoriais com atendimento aos pacientes internos, que são atendidos no ambulatório e demais áreas de saúde da UCB. O Laboratório é utilizado também pelos estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da UCB que realizam estágios supervisionados, com acompanhamento da Biomédica do Laboratório de Análises Clínicas.

Skip to content