XV Encontro de Letras

qua, 13 set
Local:

O Curso de Letras da Universidade Católica de Brasília promoverá, nos dias 12 e 13 de setembro de 2017, o seu XV Encontro de Letras, com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações e de pôsteres, oficinas e atividades artístico-culturais, nos turnos matutino e noturno. Nesta edição, o Encontro de Letras reunirá pesquisadores, professores e estudantes com o tema Linguagem e Sociedade: resistências, fronteiras e passagens.

A questão fundamental das fronteiras ou limites do conhecimento humano percorre a cultura ocidental desde a Antiguidade à Contemporaneidade. No mito e no culto, na poesia e na história ou na filosofia e na política, experimentamos a alteridade da verdade que se manifesta nos intercâmbios da linguagem e da sociedade humana. As resistências e as passagens se apresentam como possibilidades das próprias fronteiras, limites ou leis da existência concreta e histórica do homem e do mundo. A verdadeira aventura, odisseia, educação ou paideia do conhecimento humano se dá na experiência de superação das fronteiras, limites ou leis da linguagem e da sociedade. Assim, no diálogo concriativo dos horizontes do passado e do presente, o homem e o mundo, a linguagem e a sociedade alargam as fronteiras de suas próprias experiências concretas no tempo.

Com efeito, o tema do XV Encontro de Letras reflete discussões que transpassam as pesquisas e o ensino de Língua e Literaturas, uma vez que relaciona cultura, sociedade, identidade e os desafios relacionados às práticas de formação docente. Quando os limites das escolas e das cidades se desenham, se associam, percebem-se as fronteiras nas práticas sociais do ensino de línguas e como os aspectos teóricos podem ser mesclados à realidade e às mais diversas passagens de um país multicultural e multilíngue. Assim, busca-se observar a linguagem como a força do que se diz e não apenas uma coisa que se diga (PORTELLA, 1972), já que está emanada e subsidiada de história, de arte, de literatura e da sociedade como um todo.

Desta maneira, convidamos a todos para mais um evento de relevância que divulgaremos eixos temáticos significativos desenvolvidos por professores de diversas áreas da Linguística e Literatura. Esperamos que o XV Encontro de Letras proporcione novas oportunidades de reflexão sobre resistências, fronteiras e passagens relacionadas à Linguagem e Sociedade.

Na oportunidade, convidamos os colegas – professores, pesquisadores, estudantes e interessados em Linguagem, Língua e Literatura – para participarem deste Encontro, apresentando comunicações e pôsteres.

A Comissão Organizadora.

Publicado por Tiago Mendes