Inscrições abertas para oficinas do Soappe

seg, 21 ago - ter, 29 ago
Local:

O Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (Soappe) está com inscrições abertas para as oficinas: “Fechando os ciclos acadêmicos”, “Terapêutica” e “Habilidades sociais e vivências acadêmicas”. As atividades são gratuitas e possuem encontros semanais. Os interessados devem procurar o Soappe, na sala A-105, de 14 a 29 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para garantir sua vaga.

Fechando os ciclos acadêmicos

Como acontece em nossa vida, a vida acadêmica também encerra e abre ciclos, que exigem de nós reflexão, entendimento, dedicação, força e, principalmente, resiliência. A despedida do ensino médio, a entrada na universidade, a mudança de cidade, o TCC, entre outros, são ciclos que exigem de nós equilíbrio emocional e disciplina para que se abram, se desenvolvam e se encerrem no tempo e momento adequados.
A oficina “Fechando ciclos acadêmicos” propõe encontros de reflexão e ação, que ajudem a vivenciar cada ciclo de forma equilibrada e saudável, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, autoconhecimento, gestão do tempo, concentração, responsabilidade e segurança, que servirão como ferramentas de auxílio para a resolução de conflitos no decorrer dos ciclos que perfazem a vida acadêmica.
Público-alvo: estudantes da Universidade Católica de Brasília, preferencialmente dos semestres iniciais e finais dos cursos de Graduação.

Terapêutica

Trata-se de um espaço de compartilhamento de experiências, ansiedades, desafios e possibilidades próprias do ambiente acadêmico. Sob a coordenação de psicólogas, os estudantes, gradativamente, vão ressignificando acontecimentos e experiências, em direção a uma postura de autonomia e reflexividade, portanto, de conhecimento aprofundado de si; fato tão necessário para o processo de construção do conhecimento e de formação profissional no qual estão inseridos.

Público-alvo: estudantes da Universidade Católica de Brasília.

Habilidades sociais e vivências acadêmicas

O treino em habilidades sociais possibilita melhorias consideráveis nas relações interpessoais, controle de impulsividade, autonomia, maior probabilidade de sucesso em situações de conflitos e enriquecimento da convivência entre os envolvidos (professor/aluno, aluno/colegas, alunos/familiares e amigos).
 Conhecer e aplicar o automonitoramento.
 Desenvolver habilidades de assertividade.
 Traçar estratégias para mediar conflitos interpessoais.
 Desenvolver a autorregulação como uma habilidade para controlar impulsos, autodisciplina e gerenciar emoções.

Público-alvo: estudantes da Universidade Católica de Brasília.

Fechando os ciclos acadêmicos

Início: 29 de agosto