Gerontologia realiza a Aula Magna do 2º semestre de 2017.

seg, 21 ago - sex, 01 set
Local:

Gerontologia realiza II Aula Magna

O programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília – UCB realizará, no dia 1º de setembro de 2017, a sua II Aula Magna de Gerontologia, no auditório do Campus II – Asa Norte, com o tema: A Gerontologia e os seus desafios na pesquisa e na prática.

Com a participação de mestrandos e doutorandos, o evento conta com a palestra ministrada pela professora da Instituição, doutora Virgínia Turra, e com a apresentação do professor doutor Henrique Salmazo.

Na ocasião, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, professor Vicente Paulo Alvez, explicará a importância das mudanças ocorridas na Matriz Curricular do curso.

Os estudantes que participarem da Aula Magna receberão um certificado de 3 horas extracurriculares. O credenciamento será realizado no dia do evento, no período de 15h00 às 15h30, no hall do auditório. Haverá uma lista de presença a ser assinada pelos participantes inscritos no site.

Inscrição e mais informações por meio do link: https://www.doity.com.br/a-gerontologia-e-seus-desafios-na-pesquisa-e-na-pratica

Sobre o Doutorado em Gerontologia
O curso de Doutorado em Gerontologia da UCB visa formar e capacitar profissionais egressos da graduação, para que possam produzir conhecimentos na área, com intuito de melhorar a qualidade de vida e a longevidade da população idosa, além de caracterizar as mudanças que são típicas do processo de envelhecimento na área de concentração “Longevidade e Qualidade de Vida”. O curso possui duas linhas de pesquisa. A primeira, “Aspectos físicos, biológicos e epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento”, e a segunda linha, “Aspectos psicossocioculturais e artísticos do envelhecimento”.

O curso propõe formar profissionais com amplo conhecimento, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, para atuação interdisciplinar junto ao grupo da população idosa. Além disso, despertar o senso crítico e propiciar o desenvolvimento do espírito de investigação científica, habilitando os estudantes a desenvolverem pesquisas de qualidade e utilizarem o ensino teórico-prático para integrar os estudantes do Programa às atividades de graduação, com a finalidade de treinamento em docência universitária. Dessa forma, a Universidade contribui para a implantação da estratégia de ação da UCB na área de Gerontologia, incentivando a formação do Núcleo de Pesquisa do Envelhecimento. E, assim, como no mestrado, buscará ampliar a base de conhecimentos e a experiência profissional dos pós-graduandos, oferecendo intercâmbio técnico-científico com outras instituições, nacionais e internacionais.

Saiba mais! Conheça o Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia da UCB
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB foi inicialmente implantado em nível de Mestrado no ano de 2003. Ao Programa foram integrandos, de modo cada vez mais efetivo, em suas atividades de ensino e pesquisa, os seguintes aspectos:

• A proposta de desenvolvimento de um novo saber que leve em conta uma perspectiva interdisciplinar.
• O compromisso institucional da UCB com as demandas sociais da sua região.
• A conexão de ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e do idoso.

A criação do Programa justificou-se por dados concretos, dentre os quais, o envelhecimento da população humana no século XXI, que, em termos mundiais e no âmbito da sociedade brasileira, vem sentindo a falta de profissionais especialmente habilitados para atuação junto ao segmento do idoso.

Publicado por Tiago Mendes