ago

EDUCOMUNICAÇÃO

qui, 23 ago - qui, 30 ago
Local:

30/08, às 10h, no aduitório do Bloco M, acontecerá o lançamento do livro EDUCOMUNICAÇÃO – Sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília.

EDUCOMUNICAÇÃO – Sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília. A Educomunicação apresenta, hoje, grande potencial para fundamentar práticas calcadas no diálogo na interação com outros saberes e culturas, com outras linguagens e em outros ambientes.

Esta obra reúne uma trajetória significativa de pesquisas e intervenções nos últimos oito anos, a partir da Educomunicação no Distrito Federal. Na apresentação do livro, Ismar Soares, destaca a importância da obra pra o momento de efervescência do país nas questões de educação e a importância de tornar a educomunicação como elemento mobilizador. O livro apresenta as principais reflexões e práticas realizadas pelos pesquisadores na conexão entre o ensino a extensão e a pesquisa. Estabelece conexão com os diversos saberes. Sistematiza algumas formas de superação do bulliyng, analisa os impactos da convergência digital, busca verificar como se deu o uso das tecnologias sob o olhar da cultura midiática nos espaços de licenciaturas, apresenta ainda, a imagem como elementos essencial na construção da cultura de aprendizagem e, propõe uma aproximação significativa com estudos de acessibilidade e educomunicação.

Para os autores, a obra se torna uma oportunidade para tornar o conhecimento mais acessível e trazer com ela novos atores sociais que se engajarem nas transformações necessárias para a capital e para a nação brasileira. Se a sua imagem está na tela, é por que muitas pessoas estão lhe vendo e esperam atitudes produtivas, éticas e transformadoras, por meio de iniciativas criativas, inovadoras e sustentáveis.

O livro, com 270 páginas, tem o apoio da FAPDF – Fundação de Apoio e Pesquisa do DF e está disponível no site na editora CRV, também na versão e-book. Autores e organizadores: Joadir Foresti e Janete Cardoso.

Publicado por Tiago Mendes