//

Atividades Complementares

O que são?

As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.

Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.

Na UCB as AC dividem-se em duas modalidades principais, conforme figura a seguir:

 

Entende-se por atividades internas: (a) As desenvolvidas pela UCB no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV), aplicáveis aos estudantes que ingressaram a partir do ano de 2021;(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela UCB (iniciação científica, atuação no Projeto Ser+, participação em grupos de estudo/ligas acadêmicas, atuação no Programa de Monitoria, participação em atividades de representação estudantil – CAs, Atléticas, DCE, participação em eventos acadêmicos – palestras, oficinas, cursos, minicursos, seminários, congressos entre outros).

Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.

Atenção:

As atividades complementares das Trilhas do PPV, são obrigatórias. O(a) estudante, ao longo da sua jornada acadêmica, precisa fazer 40 horas e participar em pelo menos duas trilhas diferentes, de acordo com sua escolha.

De modo a permitir o controle, o aproveitamento, a validação e registro das respectivas horas de AC no histórico/currículo acadêmico dos estudantes, foram estabelecidas premissas básicas e o rol com a carga horária máxima das categorias das AC para os cômputos pleiteados.

Clica aqui e confira os critérios. 

Carga horária concedida por categoria

Apresenta-se a seguir síntese das categorias das atividades complementares e sua respectiva carga horária, para cômputo e registro.

Categorias/Trilhas Atividades Horas
Apoio ao Ensino Programa de Monitoria Carga horária total da monitoria*
Atividades de representação discente (Ligas Acadêmicas, CAs, Atléticas, DCE, representante de turma) Até 50 horas
Ser+ Carga Horária total do projeto
Pesquisa Programas de Iniciação Científica 60 horas
Atividades em Grupos de Estudos
Extensão Projetos de Extensão 60 horas
Trabalho Voluntário Continuado 60 horas
Participação em Empresa Júnior 100 horas
Ação Social 10 horas de atividades por evento ou as horas do certificado
Estágios não obrigatórios (fora do componente curricular) 100 horas
Atividades realizadas na UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Eventos e cursos Atividades realizadas fora da UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Participação em Audiências, Julgamentos
Eventos culturais
Aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos
Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV) Liderança Horas do certificado, com limite de 40 horas total
Pesquisa
Esporte
Cultura
Espiritualidade
Empreendedorismo

(*) No máximo duas monitorias.

 

PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA

Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento

O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.

As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.

As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:

  • CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
  • EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
  • ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
  • ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
  • LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
  • PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.

 

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

TRILHA CULTURA
Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht).
Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.

Atividade: Oficina de pintura em aquarela

Objetivo: O objetivo da trilha é proporcionar a experiência subjetiva da pintura como expressão potente de subjetivação. Através de exercícios exploratórios com a cor pigmento em movimento na água que percorre uma superfície plana (o papel), pretende-se possibilitar aos discentes uma experiência de descoberta, de conexão, de atenção plena e de descanso da mente. Outro objetivo é o de exercitar e usar o corpo inteiro (olhos, mãos, pés, braços etc.) como ferramenta de pintura.

Carga horária: 20 horas.

Horário: 14h30 as 18h00.

Local: sala D111.

Período: 21/09 a 26/10.

Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.

 

Atividade: Clube de Leitura

Objetivo: Ler diversos livros em grupo para novas descobertas; para criar vínculo, ampliar horizontes, compartilhar ideias a fim de desenvolver um crescimento pessoal e coletivo, além de desenvolver a sensibilidade e o pensamento crítico e criativo.

Carga horária: 20 horas.

Horário: 14h.

Local: os inscritos receberão esta informação, na semana indicada para iniciar a atividade.

Período: setembro a novembro – toda última quinta-feira do mês.

Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.

 

Atividade: Oficina de Fotografia – Olhares sobre a negritude

Carga horária: 10h.

Período/ Horário: 23.09- 09h às 11h/ 26.09- 14h às 16h/ 21.10- 09h às 11h/ 28.10- 09h às 11h.

Local: A202

Período de inscrição: 15 a 19 de setembro de 2023 exclusivamente pelo Portal do estudante (GOL)

Tema: Olhares sobre a negritude

Objetivos: Proporcionar o diálogo e a reflexão sobre a negritude na comunidade acadêmica da UCB através da fotografia. A oficina irá trabalhar algumas técnicas introdutórias em fotografia, contemplando estudantes iniciantes e/ou quem já possui algum conhecimento técnico. As atividades serão práticas e reflexivas, buscando construir ampliar o debate sobre o tema e o desenvolvimento de estratégias para melhor apreensão por toda a comunidade.

Para quem é essa trilha? Estudantes de todos os cursos da UCB, sem a necessidade de conhecimento prévio sobre técnicas de fotografia.

Esta Trilha será desenvolvida em três atividades. Você pode se inscrever em todas ou então escolher uma ou duas, de acordo com sua disponibilidade para participar.

  • Primeira atividade: Minicurso online sobre empreendedorismo.
    Data e horário: 29 de setembro de 2023 das 14h às 18h
    Carga horária: 4horas.
    Vagas: 50 vagas para essa atividade.
    Local: online

 

  • Segunda atividade: 2 (duas) palestras online sobre Empreendedorismo Feminino e Empreendedorismo Digital.
    Data e horário: a confirmar.
    Carga horária: 6 horas.
    Vagas: 50 vagas.

 

  • Terceira atividade: Feira do Empreendedor: planejamento, organização e execução de uma exposição de produtos de alunos empreendedores.
    Data e horário: 06 a 10 de novembro de 2023.
    Carga horária: 10 horas.
    Vagas: 20 vagas.

Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.

TRILHA ESPIRITUALIDADE

“Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes – um sentido de sobrenatural”. Andrew Schneider

O objetivo desta trilha é refletir com a comunidade acadêmica para a realidade do flagelo da fome no país e no mundo e sensibilizar para compromissos que transformem esta realidade, tendo presente os valores do Evangelho de Jesus.

Atividade: Meditação Cristã.

Tema

Inspiração bíblica: “Entra no teu quarto e fecha a tua porta” (Mt 6,6).

Cada pessoa possui uma forma de buscar, por meio da interioridade, a presença de Deus em sua vida. Ao mesmo tempo que pode ser uma busca, interioridade é também uma forma de deixar que Deus faça, permanecendo centrado e conectado de maneira que possa encontrá-lo onde Ele habita em cada ser. Quando se tem consciência da interioridade faz-se conexão e deixa-se transparecer o exterior.

Em um mundo onde dificilmente encontra-se tempo para a abertura do coração, a trilha de meditação cristã torna-se possibilidade de desenvolver uma orientação na vida espiritual dos cristãos de hoje. A trilha impulsionará a oração que comumente se conhece, como por exemplo, falar com Deus ou mesmo rogar pelas necessidades. Será um espaço para ir além; ajudará o estudante a olhar para si mesmo, entender suas luzes e sombras e despertar para uma oração do coração, do silêncio. Segundo Laurence Freeman, “…A meditação é prática espiritual universal que nos dirige para este estado de oração, para a oração de Cristo. Ela nos conduz ao silêncio, à quietude e à simplicidade utilizando um meio que, em si, é silencioso, quieto e simples.”

Objetivo

Reconhecer a presença de Deus por meio da prática silenciosa, para que O Encontremos no lugar onde Ele habita.

Carga horária:  8h.
Data e Horário: terças e quintas-feiras das 8h15 às 8h45.
Local: Bloco K – 006.
Público: para todas as pessoas da comunidade acadêmica, que queira se autoconhecer e cultivar a espiritualidade como fonte de sustento na vida cotidiana, especialmente no espaço universitário. Não é relaxamento, ou seja, relaxar não é uma condição, mas um resultado, um benefício.

Atividade:  Seminário Interreligioso e Acadêmico
Carga horária:  3 h
Data e Horário: 23 de setembro – Das 9h às 12h
Local:  Auditório do Bloco K
Tema: “Como vestir-se de nova humanidade para a superação da cultura do ódio?”
Objetivo: Refletir a partir de diversas experiências religiosas e acadêmicas, sobre a necessidade de a humanidade rever suas formas relacionais, tendo em vista a superação dos discursos de ódio, a fim construir novas relações, tendo como princípio o respeito a diversidade.
Público: O seminário é para todas as pessoas (estudantes/colaboradores/professores) que desejaram fazer a reflexão sobre o tema.

TRILHA DO ESPORTE

Objetivo: incentivar aos estudantes da UCB às práticas esportivas, vivenciar atividades de inclusão e jogos cooperativos, interagindo com os estudantes do curso de Educação Física.

Atividade: Práticas Esportivas: Esportes coletivos de quadra

Objetivo: Ofertar vivências práticas de esportes coletivos de quadra, desde os fundamentos de cada modalidade como a situação do jogo propriamente dito.

Carga horária: 20 horas.
Horário: Às terças-feiras, das 12h às 13h.
Local: Ginásio 2.
Período: 19 de setembro a 28 de novembro de 2023.
Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.
Recomendações: utilizar roupas de atividades físicas; calçados como tênis e meias; cabelos presos; unhas curtas; para as meninas top por debaixo da camiseta.

Atividade: luta livre e wresting
Objetivo: proporcionar experiências de lutas olímpicas e grappling como defesa pessoal e prática de lazer.
Carga horária: 20 horas.
Horário: às sextas-feiras, das 12h às 13h.
Local: sala 03 do CIAM; localizada ao lado direito do Bloco G.
Período: de 22/09/2023 a 1º/12/2023.
Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.
Recomendações: utilizar roupas de atividades físicas.

TRILHA LIDERANÇA

Atividade: oratória de alto impacto.

Objetivo: capacitar os participantes com as habilidades essenciais da oratória de alto impacto, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para comunicar de maneira confiante, envolvente e persuasiva.
Carga horária: 20 horas.
Horário: das 14h às 16h.
Local: sala A – 202.
Período: 21/09/2023 a 26/10/2023.
Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB

TRILHA DO PESQUISA

Questionar fenômenos naturais e humanos, responder grandes perguntas, enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, e construir soluções e respostas significativas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável e o respeito ambiental, permitindo avanços sociais, intelectuais e culturais. Você se identifica com esta proposta? Então esta trilha é para você!

As atividades pensadas para a Trilha da Pesquisa têm como objetivo desenvolver os conhecimentos e a qualificação necessária para você poder atuar de forma competente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de trabalhos acadêmicos de forma geral.

Venha trilhar o caminho da Pesquisa e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a diferentes etapas do processo de pesquisa!

Atividade: Introdução à metodologia da pesquisa científica.
Objetivo:
Destacar as contribuições da metodologia da pesquisa científica para a formação universitária.
Carga horária: 12 horas.
Encontros online: 19/09 – 03/10 – 17/10.
Horário: das 17h30 às 19h.
Público: estudantes dos cursos de graduação da UCB.

Será oferecido no segundo semestre de 2023

Skip to content