Atividades Complementares
O que são?
As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.
Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.
Na UCB as AC dividem-se em duas modalidades principais, conforme figura a seguir:
Escolha sua trilha:
Entende-se por atividades internas: (a) As desenvolvidas pela UCB no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV), aplicáveis aos estudantes que ingressaram a partir do ano de 2021;(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela UCB (iniciação científica, atuação no Projeto Ser+, participação em grupos de estudo/ligas acadêmicas, atuação no Programa de Monitoria, participação em atividades de representação estudantil – CAs, Atléticas, DCE, participação em eventos acadêmicos – palestras, oficinas, cursos, minicursos, seminários, congressos entre outros).
Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.
Atenção:
As atividades complementares das Trilhas do PPV, são obrigatórias. O(a) estudante, ao longo da sua jornada acadêmica, precisa fazer 40 horas e participar em pelo menos duas trilhas diferentes, de acordo com sua escolha.
Período de inscrições via Portal do estudante
As Trilhas fazem parte das Atividades Complementares (AC), cujo objetivo é enriquecer o processo formativo do estudante por meio da diversificação de experiências, tanto dentro quanto fora do ambiente universitário. Elas propiciam o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos em atividades presenciais, a distância ou híbridas. As Atividades Complementares são componentes obrigatórios para a conclusão da formação acadêmica de todos os estudantes no território brasileiro, de acordo com as Diretrizes do MEC.
De modo a permitir o controle, o aproveitamento, a validação e registro das respectivas horas de AC no histórico/currículo acadêmico dos estudantes, foram estabelecidas premissas básicas e o rol com a carga horária máxima das categorias das AC para os cômputos pleiteados.
Clica aqui e confira os critérios.
Carga horária concedida por categoria
Apresenta-se a seguir síntese das categorias das atividades complementares e sua respectiva carga horária, para cômputo e registro.
Categorias/Trilhas | Atividades | Horas |
Apoio ao Ensino | Programa de Monitoria | Carga horária total da monitoria* |
Atividades de representação discente (Ligas Acadêmicas, CAs, Atléticas, DCE, representante de turma) | Até 50 horas | |
Ser+ | Carga Horária total do projeto | |
Pesquisa | Programas de Iniciação Científica | 60 horas |
Atividades em Grupos de Estudos | ||
Extensão | Projetos de Extensão | 60 horas |
Trabalho Voluntário Continuado | 60 horas | |
Participação em Empresa Júnior | 100 horas | |
Ação Social | 10 horas de atividades por evento ou as horas do certificado | |
Estágios não obrigatórios (fora do componente curricular) | 100 horas | |
Atividades realizadas na UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização | Até 60 horas | |
Eventos e cursos | Atividades realizadas fora da UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização | Até 60 horas |
Participação em Audiências, Julgamentos | ||
Eventos culturais | ||
Aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos | ||
Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV) | Liderança | Horas do certificado, com limite de 40 horas total |
Pesquisa | ||
Esporte | ||
Cultura | ||
Espiritualidade | ||
Empreendedorismo |
(*) No máximo duas monitorias.
PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA
Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento
O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.
As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.
Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.
As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.
As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:
- CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
- EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
- ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
- ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
- LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
- PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.